Alunos de Turismo na FITUR

Há muito desejada e por várias vezes proposta, foi, finalmente, consumada: a visita de estudo à FITUR (Feira Internacional de Turismo)! O empenho, o entusiasmo e o trabalho foi de todos – alunos e professores. E, naturalmente, finda a visita, a satisfação estava espelhada no rosto de todos os participantes.

Assim, no dealbar do dia 25 de janeiro, escassos minutos após as 00h00, partiram (da escola) com destino a Madrid, os formandos do curso profissional de técnico de turismo [12.º E, 11.º D e 10.º G], de autocarro, tendo por principal objetivo visitar a FITUR, o grande e policromático certame da indústria turística global.

Apontava a aurora na capital espanhola e já o grupo excursionista aprontava-se para sair do autocarro e desentorpecer as pernas, percorrendo alguns quilómetros pelas diversas artérias da cidade. De jardim em jardim, de parque em parque, de calle em calle, foram-se descobrindo monumentos e locais de interesse artístico, cultural e turístico, tais como: o Palácio Real (o maior da Europa!), Jardines de Sabatini, Plaza Mayor, Puerta del Sol, Parque del Retiro (lugar para o almoço /piquenique de alunos e docentes)…

De manhã, ainda houve tempo para visitar a Catedral de la Almudena e admirar os seus  diversos traços arquitetónicos (neoclássicos, góticos…). De tarde, depois de se percorrer  todo o “Paseo del Prado” e se visitar a Estação de Atocha, todo o grupo se dirigiu para o Museu Reina Sofia (arte moderna e contemporânea), em busca do célebre quadro “Guernica” (Pablo Picasso) e, já ao findar do dia, para o imponente Museu Nacional del Prado.

O dia 26 de janeiro teve como epicentro a almejada visita à FITUR, cenário privilegiado de apresentação de novas estratégias de turismo, promoção de novos produtos, destinos, ações de comercialização, agências de turismo… E mais tempo seria necessário para se ver e desfrutar do que as representações e stands de noventa países tinham para oferecer. Destes fazia parte, no pavilhão 4, Portugal, com a inerente participação da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Por fim, já no regresso a Portugal, passaram pela bela cidade universitária de Salamanca (com destaque para a sua Plaza Mayor e a catedral).

O contrato e o determinismo das regras rodoviárias fizeram com que a chegada a Canelas fosse exatamente à hora prevista: poucos minutos antes das 23h30. Entre o cansaço e a consolação, havia a certeza de terem vivenciado uma profícua e motivadora experiência de aprendizagem e de enriquecimento formativo e curricular, na múltipla observação de variadas potencialidades turísticas, estéticas e culturais.