Palestra – Alterações climáticas

Alterações climáticas, um problema partilhado
O Professor Francisco Ferreira esteve na nossa escola para nos falar sobre alterações climáticas.
Francisco Ferreira é professor no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Foi Presidente da Quercus de 1996 a 2001 e Vice-Presidente entre 2007 e 2011. Foi membro do Conselho Nacional da Água e do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é o Presidente da “ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”.
Cinco turmas do 8.º, 10.º e 11.º anos tiveram a oportunidade de assistir à palestra “Alterações climáticas: compreender para agir”, ficando a conhecer as principais causas e consequências e assim como o que cada cidadão pode fazer para contribuir para a mitigação deste problema.
Cerca de 50 docentes na nossa escola e de outras, assim como três técnicos da Divisão de Gestão Ambiental da Câmara Municipal de Gaia participaram na palestra “Alterações
climáticas: abordagem em sala de aula”. Todas as disciplinas podem dar o seu contributo para a compreensão e mitigação do maior problema ambiental global.
O Departamento de Ciências Sociais e Humanas e a Equipa Eco-Escolas agradecem a disponibilidade e prontidão com que o Professor Francisco Ferreira e a Eng.ª Bárbara Maurício
acederam ao convite para visitar a nossa escola, assim como o envolvimento do todos os participantes.
Agradecem, ainda, aos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo, pela receção dos participantes, e aos alunos e formadores do Curso de Educação e Formação de Restauração e do Curso Profissional de Restaurante/Bar, pelo serviço de excelência prestado no almoço e no coffee break.