Notícias SPO – Visita à Qualifica

Nos passados dias 28 de Fevereiro e 1 de Março realizou-se uma vista à “Qualifica – feira de educação, formação, juventude e emprego”, que decorreu de 28 a 3 de Março, na Exponor.

A iniciativa foi organizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação do agrupamento e teve por destinatários os alunos do 9º ano.

Visita de Estudo

Pretendeu-se com a visita de estudo promover nos alunos comportamentos mais ativos e recorrentes na exploração das ofertas formativas (secundário/superior), dimensão fundamental para consolidar as opções de educação/formação e para realizar uma decisão vocacional informada e realista. A visita, que decorreu durante a parte da tarde, contou com a presença e colaboração de diretores de turma/professores das turmas e das psicólogas que asseguraram o processo de orientação vocacional do 9º ano de escolaridade, que acompanharam os alunos.
Durante a visita, os alunos puderam conhecer uma grande variedade de formações e cursos, contactar com instituições de educação e de formação, informar-se e esclarecer dúvidas junto de estudantes e docentes, assistir a espetáculos e exibições e experienciar o trabalho de algumas profissões. Para além, do seu propósito mais objetivo, a visita constituiu um momento de desenvolvimento de autonomia, espírito de iniciativa e capacidade comunicativa.