X Mostra de Turismo

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.”

“Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!”

MENSAGEM (Fernando Pessoa)

Estas foram as primeiras palavras que o apresentador da X MOSTRA DE TURISMO repetiu aos visitantes (a maioria, alunos do 3.º ciclo do ensino básico), que passaram pelo Grande Auditório da escola-sede, na manhã e tarde do passado dia 4 de abril, ao convidá-los a entrar numa pequena viagem a seis países: Brasil, Japão, Espanha, Marrocos, Estados Unidos da América e, obviamente, Portugal.

Salvaguardando o contexto do tempo (época) e do espaço, dos atores, dos objetivos, da dimensão (etc.), os formandos do curso profissional de técnico de turismo (10.º G e 11.º D) e docentes da(s) equipa(s) pedagógica(s), sob a persistente liderança do professor Jaime Sousa, levaram do sonho à realidade esta exposição de trabalhos por aqueles construídos, não com lágrimas de qualquer árdua e arriscada aventura, mas com a simplicidade dos meios e materiais, a que acrescentaram empenho, gozo e admirável pró-atividade.

Motivados pelo admirável empreendedorismo dos nautas portugueses, conceberam a mostra, sob o tema “Turismo à Volta do Mundo”, apresentando, de uma forma lúdico-cénica (com destaque para a música, a dança, coreografias…), alguns dos produtos característicos dos países escolhidos (ou regiões), vivenciando e passando sinergias a quem esteve no auditório. Uma ótima aprendizagem para todos, de uma forma atuante e agradável!