3º dia ACPCH – Itália

O terceiro dia desta mobilidade começou bem cedo. Durante a viagem com destino a Siracusa, situada a cerca de 40 minutos de Rosolini, aproveitamos para estudar matemática. Recordamos que a caminho de Siracusa, disse Pitágoras a seus netos “o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos”.
Assim, depois de termos atravessado uma das pontes que liga Siracusa à ilha de Ortįgia, fomos em direção às ruínas do Templo de Apollo, vestígio da presença grega neste local. Seguimos para praça de Arquimedes (matemático de Siracusa conhecido pelo “princípio de Arquimedes” e por invenções de grande relevância como a alavanca), onde se pode apreciar a Fonte de Arethusa, ninfa salva por Ártemis, por quem Alfeu caiu de amores, assim que a viu. Posteriormente, visitamos a belíssima Catedral de Siracusa, obra única do estilo barroco / rococó, construída sobre a estrutura de um templo grego.
Para além dos monumentos, a ilha tem outros encantos como águas de um lindo azul transparente do Mar Mediterrâneo e as Figueiras Benjamin, que nos remetem para o mundo do nosso imaginário, em que coabitamos com gnomos, duendes e fadas.
Terminamos a manhã com a visita ao Parque Arqueológico de Neápolis, tendo subido ao ponto mais alto para apreciar o teatro grego de Siracusa, datado do séc. V a.C, que também foi palco de lutas de gladiadores e animais selvagens. Também descemos ao ponto mais baixo para entrar na Orelha de Dionísio, local que servia para aprisionar os inimigos que contra ele conspiravam.
Depois de um breve descanso para almoçar, partimos para Noto, cidade barroca mais importante da Sicília, Património da Humanidade da UNESCO desde 2002. Esta cidade é conhecida pelos seus lindíssimos monumentos, onde se destacam os palácios e as igrejas, construídos após o grande terramoto de 1693, que devastou a Noto Antiga. A visita começou na famosa Porta Ferdinandea, mais conhecida por Porta Reale, que dá acesso ao Corso Vittorio Emanuel, rua que atravessa todo o centro histórico. Continuamos com a apresentação dos monumentos mais importantes, nomeadamente o Palácio Nicolaci di Villadorata, Teatro Tina Di Lorenzo, Catedral de Noto e Palácio Ducezio, feita de uma forma muito clara e entuástica pelo nosso colega de inglês Sebastiano, que nos foi “conduzindo” e contanto a história / histórias da cidade.