Notícias do SPO – Crescer é poder

No 3º período o SPO do nosso agrupamento implementou um projeto de competências socioemocionais para apoiar a transição dos alunos de 4º ano para o novo ciclo de ensino que se avizinha.

A este projeto chamámos “Crescer é Poder”, por acreditarmos que efetivamente “crescer” significa a possibilidade de efetuarmos escolhas e de tomarmos decisões, num contexto de maior autonomia, desejavelmente acompanhada de um sentimento de bem-estar connosco próprios e com os outros!

O projeto teve lugar junto de todos os grupos de 4º ano do 1º ciclo do agrupamento, num total de cerca de 250 alunos, distribuídos pelas escolas de 1º ciclo: Alquebre, Brandariz, Curro, Laborim, Lagarteira, Loureiro, Megide, Monte, Ribes e Serpente!

Ao longo de 6 sessões, exploramos os seguintes temas:

• Conheço-me
  • Mostro o que sinto
  • Sinto empatia
  • Sou amigo/a
  • Faço escolhas
  • Cresço e aprendo – Avaliação do projeto

Procuramos usar metodologias ativas com as crianças, tornando-as protagonistas das atividades, levando-as a vivenciar situações hipotéticas, a explorar formas alternativas de expressão de sentimentos, a refletir sobre as suas escolhas e decisões.

Foi muito gratificante trabalhar com todas e para todas as crianças de um mesmo nível de ensino, numa abordagem de prevenção/promoção, procurando ajudá-las a olhar para si próprias, para os outros (numa perspetiva de empatia) e a serem responsáveis pelas suas atitudes e comportamentos! Porque na escola não se aprendem somente letras e números! Aprende-se a viver!