“The Inner Classroom reloaded” — Erasmus+

A sala de aula como espaço de mindfulness e novas aprendizagens elearning.
A escola básica e secundária de Canelas acolheu entre os dias 21 e 23 de outubro, o primeiro encontro de professores do projeto “The Inner Classroom reloaded”, destinado a alunos de 7º ano.
A manhã fria do primeiro dia de trabalho com os coordenadores da Áustria e Espanha, logo se transformou num caloroso acolhimento por parte de dois alunos do 11º ano do Curso profissional de Turismo, que fizeram questão de apresentar todas as valências da nossa escola e presentear os nossos visitantes com símbolos locais e nacionais.
O trabalho de preparação do projeto teve início com uma sessão de trabalho sobre o eTwinning, orientada pelo professor Augusto Oliveira.
Os dias seguintes foram de divisão de tarefas e abordagem de aspectos do projeto, como a calendarização das mobilidades e atividades. Este é um projeto de aplicação de práticas de aprendizagem não-formais que estimulem a concentração e a motivação dos alunos e a melhoria das práticas de eLearning e o uso das novas tecnologias, para que as trocas das
ferramentas TIC entre escolas, favoreçam a aprendizagem dos alunos, aumentando a concentração, a motivação e a interação social. Assim, preparamos um workshop de mindfulness, aberto à comunidade escolar e organizado pelo Centro Budista do Porto. Foi um momento importante para entender este conceito e aprender técnicas aplicáveis na sala de aula.
Promover a herança cultural de cada país ao nível da arte, música e língua é outro objetivo deste projecto, pelo que o grupo pode conhecer também monumentos e locais simbólicos da cidade do Porto.
Foram três dias de trabalho árduo, mas com o sentimento comum de ter obtido muita aprendizagem e ferramentas para motivar os alunos. Obrigada a toda a equipa!