Excelente participação no concurso nacional de leitura

A Biblioteca Municipal de Gaia recebeu sexta-feira, dia 22 de fevereiro, a 2ª fase municipal da 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), que contou com a honrosa participação de seis alunos da EBS de Canelas. O Daniel Mesquita (1º Ciclo), a Beatriz Duro e a Sofia Barbosa (2º Ciclo), a Beatriz Silva e a Catarina Teixeira (3º Ciclo) e a Raquel Ribeiro (Ensino Secundário) foram os representantes da nossa escola e demonstraram a razão pela qual chegaram a esta prova do CNL. São alunos com o gosto pela leitura, com capacidade de argumentação, inteligentes e educados, pelo que foi para mim, que os acompanhei das 9 às 18 horas, um enorme prazer ter podido conviver com eles ao longo desta jornada.

Depois da fase escolar, que incluiu a seleção dos referidos alunos para esta fase intermunicipal de Gaia, os nossos seis alunos participaram numa prova escrita seletiva. Os resultados foram excelentes, face ao elevado número de alunos e escolas representadas,  pois conseguimos a passagem de dois alunos à 2ª prova, esta assente na leitura em voz alta de um excerto  e na argumentação, que teve como base a leitura prévia de uma obra de acordo com o nível de ensino. As alunas Sofia Barbosa e Beatriz Silva tiveram um prestação notável: ambas com uma boa leitura e com forte capacidade de argumentação perante o júri de três elementos e a assistência que enchia o auditório da biblioteca municipal Almeida Garrett.

No final da provas, após um momento cultural de poesia, o júri comunicou os resultados e neste leque restrito que compunha os  participantes selecionados à 2ª fase (cinco por cada nível de ensino), a Sofia Barbosa do 6º A, foi uma das três alunas das escolas de Gaia selecionadas para uma nova fase, a distrital, que se realizará no Porto. É um orgulho para a nossa escola ter alunos desta qualidade. Todos os seis participantes, sem exceção, estão de parabéns! Um palavra de apreço também aos professores destes alunos e aos respetivos pais pelo suporte educativo.
Recorde-se que o objetivo central do CNL é estimular os hábitos de leitura e pôr à prova as competências de expressão escrita e oral dos vários níveis de ensino.