Carta aberta aos alunos

Tudo o que amamos profundamente converte-se em parte de nós.

Hellen Keller

Caro(a) aluno(a),

Eu sou Artur Vieira, diretor do Agrupamento de Escolas de Canelas, e da minha equipa fazem parte os professores Luís Miguel Oliveira, subdiretor; Carla Pinho, Gracinda Machado e Sandra Conceição, adjuntas da direção; Cristina Lima, Luís Baião e Nuno Rocha, assessores da direção.

A nós juntam-se, ainda, todos os professores deste Agrupamento e todos os assistentes técnicos e operacionais.

Esta é, de facto, a grande equipa pronta para te receber!

Neste recomeço, as primeiras palavras vão para ti que és nosso(a) aluno(a) e a razão de ser de todo o nosso trabalho e dedicação.

O nosso compromisso é contigo!

Queremos que sejas feliz; que vivas plenamente a tua escola; que a sintas tempo de aprendizagem e de crescimento; espaço de segurança, partilha e afetos.

Queremos que cresças em conhecimento e cultura; que desenvolvas o gosto pelas línguas, ciência, tecnologia, arte, desporto.

Queremos-te confiante sempre que tiveres de ultrapassar um obstáculo, sempre que tiveres de enfrentar um desafio.

Queremos-te orgulhoso das tuas conquistas!

É, também, em pequenos gestos diários, de respeito pelos outros e pelo espaço que nos rodeia, que ajudamos na construção desta escola de qualidade.

Os teus gestos contam!

Por isso, pedimos-te que sigas estas regras tão simples, mas tão significativas quando assumidas por todos.

No espaço escolar,

• respeita os colegas, funcionários e professores;
  • comparece pontualmente às aulas e leva sempre contigo o material escolar necessário;
  • assume uma atitude calma e respeitadora quando te encaminhares para a sala de aula;
  • contribui para a limpeza e conservação do espaço e mobiliário escolar; lembra-te de que a escola é de todos;
  • obedece prontamente às ordens dos professores e funcionários e apresenta o cartão de estudante sempre que exigido.

Se és aluno(a) do ensino básico ou secundário e menor de idade,

• só poderás sair da escola, na hora de almoço (caso vás almoçar a casa) e nos últimos tempos da manhã e da tarde (no caso de ausência do professor), com autorização do teu encarregado de educação, registada na caderneta (ensino básico) e no cartão eletrónico.

Se és aluno(a) do ensino secundário e maior de idade,

• a saída do espaço escolar não te está vedada; mas, porque és nosso aluno e estás abrangido pelo seguro escolar durante o teu horário letivo, estaremos atentos às tuas entradas e saídas.

Sala de estudo e serviço de acolhimento

• Integrado na biblioteca, criámos um espaço onde encontrarás professores e alunos mais velhos disponíveis para tirar as tuas dúvidas e apoiar o teu estudo. Não hesites em procurar ajuda!
  • Sempre que precisares de chegar mais cedo, encontrarás na escola, a partir das 07:45, um grupo de professores pronto para te acolher.

Desejamos-te um ano letivo muito feliz e cheio de sucessos!

Lembra-te…

Os nossos voos – sonhos realizados – dependerão sempre da união de todas as vontades!

O Diretor

Artur Manuel Vieira