Quando o passado se repete…

27 de janeiro foi o dia escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas para celebrar o Dia Internacional em Memória da Vítimas do Holocausto.

Foi nesta data, em 1945, que as tropas da União Soviética libertaram o principal campo de concentração nazi – Auschwitz, na Polónia.

É importante que ao fim de 73 anos ainda se preserve a memória do Holocausto no sentido de nos lembrar que “aquele que não recorda a História sujeita-se a vivê-la outra vez”.

A nossa escola, mais uma vez, associou-se a esta comemoração, para homenagear não só as vitimas do séc.XX mas também as do séc.XXI. Atualmente, os refugiados também fogem ao “extermínio”, mesmo sabendo que correm o risco de morrer pelo caminho, pois sabem que a alternativa é serem envenenados com gás, bombardeados, fuzilados ou morrerem à fome.

A vice-coordenadora de História