“Projeto eTwinning”

O projeto eTwinning é um projeto extremamente interessante, pois graças a ele aprendemos aspetos culturais sobre a Turquia, país co-fundador do projeto, e com os nossos colegas turcos partilhamos, igualmente, aspetos culturais do nosso país.

É uma experiência inovadora, porque nunca trabalhamos colaborativamente com colegas de outros países. É uma honra tê-los como parceiros e sermos uma equipa.

Este primeiro projeto denominado “(Re)defining limits”, encerrará com a atividade que vem sendo desenvolvida nos últimos anos na nossa escola – Canelas Medieval– uma feira, cujo enfoque temático tem sido a História de Portugal, as suas conquistas e fronteiras, nesta perspetiva, se já se definiram limites territoriais, consideramos que os limites virtuais vão sendo definidos a todo o momento.

Assim, este projeto para além de possibilitar a partilha de aspetos culturais, permite aos alunos desenvolver competências comunicativas em língua francesa e inglesa, partilhar as atividades que vão sendo desenvolvidas com recurso a novas ferramentas da web, nomeadamente: o padlet, o Kahoot, plataforma eTwinning, entre outras.

O itinerário turístico pela Vila de Canelas, bem como o seu flyer turístico foi realizado no âmbito da disciplina de TIAT com os alunos envolvidos e incluiu um roteiro Queirosiano.

Por fim, é com enorme prazer que podemos dizer que fazemos “parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa”.

Texto elaborado por alunos do 11º E e docentes envolvidos no projeto eTwinning “(Re)defining Limits”.

Ano letivo: 2017/2018