“Vos estis sal terrae”: ouvi e apregoai

Na sexta-feira, dia 2 de novembro, os alunos do 11º ano do ensino regular e do ensino profissional, assistiram a uma encenação do Sermão de Santo António aos Peixes, de António Vieira, no âmbito da disciplina de Português.

Tal como aconteceu com Santo António, mudou-se o púlpito e o auditório de Vieira. Passou-se de uma igreja a uma sala e de índios a alunos. Manteve-se, no entanto (e tal como o pregador esperaria), a doutrina do autor que, apesar dos séculos que nos separam dele, continua a adequar-se à atualidade em que vivemos.

O ator, com toda a sua vivacidade, foi capaz de magnetizar todos os que assistiam, pela forma como moldou a doutrina de Vieira ao novo público e ao tempo atual, pelo uso de vários adereços, pela interação com a plateia, que chegou a colaborar na representação de alguns excertos, e pela abordagem jovial e mais leve da obra que, provocou o riso sem desvirtuar a doutrina.

Tal como os peixes que, atenta e ordeiramente, ouviram a pregação do santo homenageado pelo escritor, também os alunos foram dominados pela energia do ator e pela sua forma característica de interpretar a personagem.

Érica Castro, 11.º B n.º 7