Centenário do Armistício

A nossa Escola está a assinalar o centenário do Armistício que pôs fim à I Guerra Mundial (11.11 1918). O painel do átrio da Escola está recheado de imagens através das quais revisitamos esta Guerra: o novo armamento e a preparação para a guerra, o contexto em que se desenrolou, o quotidiano dos soldados nas trincheiras, os ecos da guerra na imprensa e a importância do desenho satírico, a participação portuguesa e os custos da mesma são algumas das temáticas a que se procurou dar visibilidade. Esta atividade, dinamizada pelo Grupo de História, pretende dar sentido às aprendizagens e levar os alunos a refletirem e consciencializarem os valores da paz. O estudo da I Guerra Mundial ajuda a compreender como o dever de memória pode alicerçar uma cultura de paz.  Esta evocação assume, por isso mesmo, relevância no âmbito da educação histórica e da educação para a cidadania.