«A visita do Sr. Engenheiro»

No âmbito do projeto «Na senda dos contos», no dia 6 de dezembro de 2018, a escola sede do Agrupamento de Canelas recebeu a visita do ator António Domingos que realizou um monólogo intitulado «A visita do Sr. Engenheiro».

Esta sessão, projetada especialmente para os alunos do 12º ano, teve como matéria prima alguns dos mais belos poemas de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa. A interpretação do ator, as pontes que construiu entre o seu próprio discurso e os poemas selecionados e a sua criatividade e dicção contribuíram para que o público jovem da nossa escola se mantivesse em silêncio absoluto.

O espetáculo decorreu de forma natural e intimista e à medida que António Domingos declamava poemas como  «Aniversário», «Lisbon revisited» e «Tabacaria», os alunos iam partilhando com o ator, por breves momentos, Fernando Pessoa, viagens reflexivas sobre a “vida”, a “morte”, a “metafísica”, a “inutilidade dos versos” e das “tabuletas”, sobre a loucura, a desesperança e os sonhos, enfim,  sobre os dramas existenciais do ser humano.

Finda esta viagem ao mundo de Álvaro de Campos e surpreendidos pelas capacidades mnemónicas do ator, sobretudo porque os poemas escolhidos eram extensos, os alunos aplaudiram, agradecendo a António Domingos aquele momento de poesia e de beleza (afinal a vida e a escola nem sempre é feita de algarismos nem de equações!).

Bárbara Campos ,12º A