A escritora Cristina Carvalho na nossa escola

A escritora Cristina de Carvalho esteve na nossa escola, numa sessão literária dinamizada por quatro turmas e respetivos docentes de Português, centrada no seu livro “O gato de Uppsala”, em articulação com a biblioteca escolar.

Esta atividade procurou celebrar a leitura como ato comunicativo, de liberdade e de criação, um espaço de encontro, criativo e inclusivo. A promoção da leitura saiu deste encontro literário certamente reforçada.

Os alunos apresentaram recriações da obra, da poesia à dramatização, a que se juntaram a música e a arte, com a exposição de diversos trabalhos dos alunos muito apreciados pela autora. As intervenções de todos os alunos foram extraordinárias, deixando a escritora visivelmente comovida e encantada com as atividades promovidas.

Cristina de Carvalho, filha do professor e poeta Rómulo Carvalho (António Gedeão), é uma autora com uma vasta obra: 18 livros já publicados, dos quais oito têm a chancela de qualidade do Plano Nacional de Leitura. A sua obra está traduzida em inglês, francês e italiano e foi publicada pela Editora Sextante/Porto Editora, Planeta Manuscrito, Relógio de Água e Edições Parsifal.

Com a sua obra “Olhar e a Alma, romance de Modigliani”, obteve o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores / RTP em 2016 e nas palavras de agradecimento que proferiu por essa distinção, dedicou também o prémio a todos os professores e alunos de todas as escolas que percorreu em Portugal e no estrangeiro.