Realmente livres ou ainda escravos?

Escravidão, trabalhadores ilegais…são algumas das formas de exploração, do homem pelo homem, conhecidas e extremamente condenáveis pela maioria da sociedade. Mas será que a exploração não estará também presente em nossas casas ou na dos nossos amigos e conhecidos?

A verdade é que numa sociedade estratificada e capitalista, a exploração está presente no dia-a-dia quer de forma visível quer totalmente encoberta pela ignorância e desconhecimento. Podemos considerar o nosso salário justo até termos conhecimento do lucro do nosso patrão, podemos considerar o pagamento através de recibos verdes normal até termos conhecimento de que a empresa apenas o faz para não ter de efetivar trabalhadores e com isso poupar dinheiro, podemos achar uma peça de roupa barata até termos conhecimento do seu custo de fabrico. Tudo isto é exploração do homem pelo homem.

Somos explorados ao comprarmos, explorando quem produz e enriquecendo quem vende. Esta é a fórmula base da nossa sociedade que considera já ter extinguido a escravidão há dezenas de anos. Pois eu vejo à minha volta, todos os dias, ramificações da escravidão. Somos escravos do homem, da sociedade e de nós mesmos, vivemos uma escravidão e exploração sem fim!

Concluindo, considero que, assim como nas sociedades do passado, também na atual se podem identificar facilmente exemplos de exploração do homem pelo homem.

(este texto foi produzido em sala de aula)

Madalena Pinto, 12º A