Erasmus+ na escola

A nossa escola recebeu, entre os dias 15 e 18 de março, vários grupos de alunos de várias nacionalidades.  Esta segunda mobilidade do projeto Erasmus+, no âmbito de consciencializar e alertar para o problema do vandalismo, as suas causas e soluções, trouxe à nossa escola alunos e professores da Alemanha, Itália, Polónia e Grécia.

O jantar de receção, realizado na noite do dia 15, foi possível com o apoio dos alunos de restauração, que colocaram as suas aprendizagens em prática para proporcionar um jantar agradável a todos os convidados.

Nos dias que se seguiram, o problema do vandalismo foi apresentado de acordo com factos de cada uma das nacionalidades e, posteriormente, discutido, contando com a participação de agentes policiais, artistas e académicos especializados no assunto, os quais, após apresentarem as suas experiências, pontos de vista e dados, responderam a questões e participaram na partilha de ideias.

Foram feitas também caminhadas ao longo das ruas e visitas pelos locais mais importantes e relevantes do Porto e de Gaia. Entre estes locais, destacam-se a Torre dos Clérigos, a Sé do Porto e a Livraria Lello. Durante todos estes percursos, os nossos visitantes demonstraram-se interessados e surpresos com a beleza das nossas cidades e a

simpatia das nossas pessoas, tendo também experimentado alguns pratos tradicionais portugueses que não desiludiram.

No fim destes longos dias de exploração, aprendizagem e contacto com novas culturas, esta mobilidade acabou com um jantar especial de tema medieval. Apoiados, mais uma vez, pelos alunos de restauração vestidos a rigor, este jantar contou com comida adaptada ao tempo medieval, acompanhado de danças e cantorias.

Érica Silva, 11.º B