A escola

A escola é a nossa segunda casa, pois passamos lá a maior parte do nosso tempo. Infelizmente, este ano foi diferente dos outros, porque houve um vírus que nos obrigou a ir para casa.

Nem tudo teve o seu lado mau, pois esta privação de irmos à escola veio mostrar-nos que, afinal, só damos valor às coisas quando não as temos: passamos a dar mais valor à escola (o espaço), pois era o sítio onde convivíamos com liberdade.

O ensino à distância também nos trouxe alguns benefícios, porque estávamos mais atentos e tirávamos melhor proveito das aulas. Embora tenha corrido bem, penso que tivemos excesso de tempo dedicado à escola/trabalhos.

Esperamos que, para o futuro, este vírus passe e que possamos voltar ao normal, mas que tenhamos aprendido a dar mais valor à escola, aos funcionários, aos professores e aos colegas.

Rafael Ribeiro 9.º E

Antes de a pandemia chegar a Portugal, para mim, a escola era um pouco aborrecida. Tinha consciência que a escola era importante para o meu futuro, mas, por outro lado, tinha que me levantar cedo e ter aulas  o dia todo.

Quando a pandemia chegou, as escolas encerraram e passamos a ter aulas à distância. Nestas era muito difícil estar atento, tínhamos os jogos, a tentação de dormir, entre muitas outras coisas. Depois das aulas, via as notícias, ouvia falar sobre e os infetados e mortos que cada vez aumentavam mais, tal como as pessoas a serem despedidas (muita gente ficou sem sustento e até ficaram desalojadas). Com esta situação, percebi que a escola não tem que ser entediante nem uma “obrigação”, é o que vai decidir a minha vida no futuro.

Agora que a escola começou, presencialmente, outra vez, temos outros problemas: temos que usar a máscara o dia todo, desinfetar as mãos, não podemos estar em contacto fisicamente com as pessoas e, para falar com elas, temos que estar distanciados, tudo para nossa segurança.

Neste momento, só quero que tudo volte a ser como era antes, para eu e os meus colegas podermos estudar mais descansados.

Tiago Macedo 9.º E