Projeto “Serra em movimento”

Finalmente, com bom tempo para a prática desportiva (céu enevoado, com temperatura amena), foi possível realizar, no dia 12 de outubro, na Serra de Negrelos /Canelas, com o sucesso desejado, as atividades programadas, no âmbito do projeto “Serra em movimento”, para os alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico da freguesia de Canelas.

De autocarro (os alunos da EB1 de Megide) ou a pé (os alunos das EB1 de Ribes e da Lagarteira), todos confluíram para o campo de jogos da serra, acompanhados pelas suas professoras e por formandos do curso profissional de técnico de turismo. Aí puderam desfrutar, com prazer e alegria, de diversos jogos tradicionais (corrida de sacos, caça ao tesouro, andas, jogo da corda…), arborismo, karting, insufláveis…

A atividade física, antecedida (para alguns) e culminada (para todos) por uma caminhada, propiciou, naturalmente, o convívio e a interação humana, a que não faltou o necessário piquenique, numa experiência de aprendizagem e de sociabilidade, de respeito pela Natureza, fora do contexto da sala de aula.

Tudo foi possível, com o agrado e a satisfação de todos os participantes, graças ao empenho, dedicada atenção e sentido de responsabilidade dos dinamizadores (os alunos do curso de técnico de turismo), ao apoio da empresa de organização de eventos “Desfrutar” e da autarquia (Câmara municipal e junta de freguesia de Canelas) e à colaboração e entusiasmo das crianças (registe-se, sem acidentes) e dos encarregados de educação.

Congratulemo-nos, por isso!