5º dia ACPCH – Itália

No último dia desta mobilidade de intercâmbio escolar, no âmbito do projeto “Active Citizens Promoting Cultural Heritage”, alunos e professores regressaram ao “Istituto Compreensivo E. DE CILLIS”, pelas 8 da manhã. Os alunos assistiram a uma aula de história, de seguida, participaram na construção do “kaledoscopic Journey Guide”, cujo propósito foi georeferenciar as atividades inicialmente programadas para esta mobilidade e a sua efetiva concretização. Passou-se à apresentação dos trabalhos preparados por diferentes países nas suas escolas. Os nossos alunos do 6A e do 7A trabalharam a nossa herança cultural no que respeita ao vestuário e dança medieval, cujo produto final mereceu o elogio dos presentes, pelo trabalho de articulação e envolvimento dos mesmos. Por seu lado, os professores assistiram às referidas apresentações e trabalharam na plataforma Mobility Tool. No final dos trabalhos, realizou-se a Cerimónia de Entrega dos Certificados a todos os participantes nesta mobilidade. Por fim, alunos e professores foram convidados a degustar produtos locais confecionados por alunos da escola de restauração de Rosolini.
A mobilidade terminou com uma visita noturna à cidade de Noto. É tradição desta cidade levar a cabo a atividade “Infiorata de Noto”, que consiste em enfeitar, por esta altura do ano, as calçadas com tapetes de flores. Este ano, o tema foi dedicado à “emigração do povo italiano para os EUA”.

A todos os envolvidos no projeto, cujo balanco é positivo, deixamos aqui o nosso agradecimento, em especial à coordenadora italiana, Sara Arangio, pela extraordinária receção e acolhimento dos participantes.

Obrigada!