Maratona de leitura

A Maratona de Leitura do AE de Canelas decorreu no dia 7 de março, enquadrada nas atividades das bibliotecas do agrupamento para a semana da leitura (7 a 11 de março), mobilizando inúmeros alunos do agrupamento, com a participação de 28 turmas da EBS de Canelas e quatro escolas EB1 e EB1/JI (Ribes, Alquebre, Monte e Lagarteira). Esta iniciativa teve como propósito valorizar o ato de ler, conscientes de que a leitura é uma condição para todo o conhecimento e garante de um exercício de uma cidadania plena. Sabemos que esta literacia é fundamental para os nossos alunos e, por isso, quisemos assinalar durante nove horas uma corrente contínua de leitura.

Associaram-se a esta iniciativa docentes, pais/encarregados de educação, assistentes operacionais e técnicos, psicólogos e uma escola italiana, parceira de um projeto Erasmus que a biblioteca escolar coordena sobre leitura e valores.

Esta leitura fez-se em modo presencial na biblioteca da escola sede e a distancia, através do Google Meet, com a participação das escolas do agrupamento que aderiram à atividade, pais e encarregados de educação e escola italiana.

Embora os leitores tivessem autonomia para a escolha do texto a ler, a maioria das leituras efetuadas incidiu sobre o livro “O Diário de Anne Frank”, obra que está associada à temática de ambos os projetos Erasmus que a biblioteca desenvolve em parcerias com bibliotecas de outras escolas europeias.

A leitura desta obra é sempre surpreendente e intemporal, pelo génio e sensibilidade desta jovem judia que morreu com 15 anos num campo de concentração, a escassos meses do fim da 2ª guerra mundial. Malogradamente a necessária abordagem da educação para os direitos humanos voltou a ser uma prioridade face aos desenvolvimentos que ocorrem na Ucrânia. E o diário de Anne Frank tornou-se penosamente atual (se alguma vez o deixou de ser)…

Fica a mensagem de esperança para novos tempos mais pacíficos e tolerantes. Que a leitura nos una também numa corrente humanitária.