5º Dia – The Inner Classroom reloaded – Projeto Erasmus+ – Mobilidade Áustria

Diário de bordo 24/03

Hoje esperava-nos um dia, simultaneamente, profícuo e muito agradável!

Enquadrado no projeto Erasmus+ “The Inner Classroom reloaded: a motivação e a concentração através da aprendizagem não formal”, decorreu, no início da manhã, uma atividade programada de Mindfulness. Os alunos têm de se envolver no processo de autocompreensão, para que, mesmo em momentos problemáticos, tenham a capacidade de refletir antes de reagir, fazendo escolhas mais conscientes. E esse é um exercício intencional, pois é preciso dedicação e autorregulação por parte de cada um de nós para se alcançar os resultados. Então, podemos dizer que as técnicas de Mindfulness são basicamente atividades que conectam ação e pensamento.

Depois de uma breve pausa, alunos e professores deram continuidade ao planeamento proposto pelo nosso parceiro austríaco com apresentações de workshops de informática. Neste espaço, foram disponibilizadas ferramentas de interação, de comunicação e produtividade para desenvolver competências linguísticas na rotina escolar do aluno.

Estas sessões decorreram em simultâneo, mas separadas. Como atualmente, o foco da educação está no desenvolvimento de competências, logo é necessário aproveitar os recursos tecnológicos na sala de aula. O formador deu-nos a conhecer ferramentas digitais diferenciadoras que permitem realizar trabalhos colaborativos, sendo possível diferenciar pesquisas e aplicar avaliações tornando as aulas ainda mais atrativas e dinâmicas. Muitas destas ferramentas digitais promovem novas formas de realizar uma prática pedagógica e explorar competências diversas, podendo ser usadas pelo telemóvel, computador ou tablet e enriquecendo as aulas.

Foi uma manhã fantástica de evolução pessoal e de autoconhecimento.

No seguimento do plano elaborado, os professores foram visitar, Labugger Oehlmuehle, uma unidade de produção de óleo de semente de abóbora e seus derivados.

No entanto, o dia ainda não tinha acabado e, por volta das dezanove horas, regressamos à escola!

Esperava-nos uma festa de confraternização entre professores, alunos e pais. Estes prepararam-nos uma festa intercultural, onde estiveram representados os países de todos os alunos. Os professores anfitriões receberam-nos envergando roupas tradicionais da Áustria. As professoras vestiam a Dirndl, vestido típico austríaco, que nasceu como uniforme das servas austríacas e camponesas, assim como os trajes masculinos eram usados pelos caçadores e homens do campo, mas posteriormente, em 1870, a burguesia passou a apreciar a roupa e começou a investir no estilo, até se tornar alta moda. Pelos trajes típicos, é possível saber a região geográfica, pois cada comunidade possui os seus costumes e ornamentos, além de identificar o status social e estado civil.

Deu-se início a um momento de convívio com atuações nas diversas áreas, mormente no desporto, música e dança e com uma pequena amostra da gastronomia. As famílias de acolhimento receberam os nossos alunos de forma afetuosa e bastante amistosa. Os nossos alunos evidenciaram-se muito reconhecidos e maravilhados pela forma como foram recebidos.

Gratidão é a palavra de ordem nesta nossa 2ª mobilidade.

Até já.

A coordenadora do Projeto