Projeto Erasmus+: “Let Me Show You Around” – Mobilidade Itália [Dia 5]

Dia 24 de março

No dia 24 de março de 2022, iniciamos o percurso às 09:00h com destino à Masseria Chinunno situada no meio do encantador Parque Nacional de Alta Murgia, com o intuito de adquirir novos conhecimentos sobre esta empresa multifuncional (agroturismo, criação de gado, produção de queijos, espaço educativo e parque de aventuras). O espaço foi fundado em 1954, graças à  iniciativa da D. Marietta (atualmente com 91 anos) e do seu marido, Sr. Vito, com o objetivo da produção e processamento de leite. Mais tarde, com a ajuda dos seus filhos, a empresa evoluiu tornando-se assim numa quinta de 177 hectares.

Chegamos lá por volta das 10:00h e começamos a visita, vendo os diversos animais (galinhas; um pavão; perus; patos; gansos; vacas; cavalos; um búfalo; burros; ovelhas e porcos). De seguida, assistimos a uma demonstração de como ordenhar as vacas através de máquinas próprias para este processo.

A segunda etapa consistiu em conhecer o museu, onde nos foram mostrados os diversos materiais que eram utilizados antes de existirem máquinas, ou seja, quando o processo era manual e em visitar o espaço de fabrico dos queijos e o alojamento B&B, este último resultante da reabilitação do antigo estábulo.

De seguida, tivemos um workshop demonstrativo do fabrico de vários queijos como Queijo fresco, Mozzarella, Burrata di bufala, Caciocavallo e Canestrato.

Por fim, almoçamos no restaurante da quinta, onde degustamos um menu confecionado com ingredientes produzidos neste mesmo local.

Além destes aspetos, esta quinta oferece grandes espaços verdes, tornando-se assim um sítio ideal para lazer ou até mesmo um local para eventos (banquetes, aniversários, etc.).

Daniela Teixeira (12.ºF), Cármen Silva e Diana Campos (12.ºG)