Final – The Inner Classroom reloaded – Projeto Erasmus+ – Mobilidade Áustria

Diário de bordo final- 25 e 26 de março

A mobilidade na Áustria, no âmbito do Projeto Erasmus+ “The Inner Classroom reloaded: a motivação e a concentração através da aprendizagem não formal”, está quase a chegar ao fim!

Na sexta-feira, penúltimo dia desta viagem tão enriquecedora, fomos presenteados com um abundante e delicioso pequeno-almoço.

De seguida, os coordenadores e restantes professores voltaram a reunir, avaliando os trabalhos desenvolvidos ao longo da semana e delinearam as tarefas do projeto para a próxima mobilidade a Portugal, enquanto os nossos alunos usufruíam de mais uma sessão de Yoga.

Foram dias de muito trabalho, no entanto, com o sentimento comum de termos partilhado experiências e ferramentas digitais, de Mindfulness e Yoga para inspirar e motivar os nossos alunos.

Mas hoje, em Lebring, a manhã também foi de afetos. A despedida dos alunos espanhóis, austríacos e portugueses foi deveras comovente.

Todavia, chegou a hora de partimos em direção à capital da Áustria.

Os portugueses e espanhóis dirigiram-se para a estação de Lebring em direção a Graz e posteriormente a Viena.

Ao fim de várias horas de viagem, carregados com malas, malinhas e maletas… chegamos a Viena cansados, embora muito entusiasmados.

Viena é uma cidade fantástica, que consegue entrelaçar o tradicional e o moderno de uma forma deslumbrante. É, indubitavelmente, uma das mais belas capitais da Europa. Um local onde edifícios majestosos espreitam a cada esquina. Uma cidade que faz questão de rememorar alguns dos grandes feitos da humanidade.

Passar tempo a conversar ou a ler nas famosas “Viennese Coffee Houses” da cidade é um hábito dos vienenses. Em Viena, é quase obrigatório experimentar a famosa “Sacher-Torte” e nós seguimos a tradição.

Provavelmente, com mais tempo, conseguiríamos proporcionar aos nossos alunos uma visita a esta cidade simplesmente esplendorosa mais profícua e aprofundada.

Porém, não visitamos, mas tivemos a oportunidade de observar o exterior destes dois palácios, magnificamente preservados, como se ainda lá vivessem os imperadores, nomeadamente o palácio Schonbrunn, residência de verão da família real. Neste destacam-se os jardins que fazem lembrar os jardins do palácio de Versalhes; e o palácio Hofburg, residência de inverno da família real. E é aqui que se encontram vários museus, incluindo o museu dedicado à Imperatriz Sissi (Isabel da Áustria), a escola Espanhola de Equitação (cavalos Lipizzaner) e os jardins Burggarten e Volksgarten.

Passamos também pela NationalbibliotheK, que foi fundada na Idade Média pelos Habsburgos e que ainda preserva uma coleção incrível, além da arquitetura portentosa.

Criado entre 1820 e 1823, o Volksgarten é uma das áreas de lazer públicas mais antigas de Viena e foi projetado em estilo tradicional francês, o parque faz parte do bairro do palácio Imperial de Hofburg. E nós estivemos aqui!!

Conseguimos ver a Rathaus, um antigo prédio e palácio em Viena, que serve como sede do conselho municipal da cidade. Além disso, também abriga o governo e a Assembleia, Landtag, do Estado de Viena. O Edifício do Parlamento Austríaco ou Parlamentsgebäude é um dos mais imponentes em Ringstraße.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de concretizar um jogo, em busca da arte, sobre pintores como Picasso, Monet, Edvard Munch, Miró, Rembrandt e Cézanne, no tão afamado Museu Albertina. Este está situado no centro de Viena e abriga uma das coleções gráficas mais extensas do mundo.

Tivéssemos nós mais tempo e conseguiríamos apreciar ainda mais esta belíssima cidade. Efetivamente, durante esta semana, tivemos oportunidades incríveis de abrir a mente, buscar novas ideias e novos conceitos.

Por fim, gostaria de salutar o convívio entre os professores, alunos e pais ao longo desta mobilidade, que se demonstraram sempre disponíveis, colaborativos e tão amáveis.

É absolutamente fantástico estarmos todos em sintonia. Os nossos alunos estiveram no seu melhor, a aproveitar ao máximo o que lhes era proporcionado, sempre com uma postura irrepreensível na participação e concretização de tarefas.

Tem sido um gosto enorme trabalhar com esta equipa de coordenação e professores acompanhantes dos três países envolvidos.

Obrigada a todos!

A vida de uma pessoa não é o que lhe acontece, mas aquilo que recorda e a maneira como recorda.”, Gabriel Garcia Márquez.

Até já.

A coordenadora do Projeto