Projeto Erasmus+: “Let Me Show You Around” – Mobilidade Itália [Dia 6]

Dia 25 de março

No dia 25 de março de 2022, iniciamos o percurso às 09:00h com destino a Gravina, cidade  situada no limite entre a província de Puglia e Basilicata.

Chegamos lá por volta das 10:00h e fomos visitar a principal atração turística, a Ponte Acquedotto, construída no tempo dos Romanos e reconstruída no século XVIII, após um sismo.   Após percorrermos a ponte foi possível desfrutar de uma magnífica paisagem, do desfiladeiro junto ao qual foi erguida a cidade.

Em seguida, prosseguimos viagem para Matera, uma das mais antigas cidades do mundo, continuamente habitada desde a Pré-História e Património Mundial da UNESCO desde 1993. No Sassi di Matera, centro histórico da cidade, é possível encontrar as casas-caverna, construídas em cima uma das outras e ruas estreitas que levam a becos, pátios, escadarias e praças.

Matera, Capital Europeia da Cultura em 2019, possui numerosas atrações como museus arqueológicos, circuitos artísticos, culturais, históricos e ambientais.

Um dos seus produtos de artesanato é o famoso Cucù, assobios feitos em terracota, que existiam em todas as casas, por se considerar terem poderes mágicos.

Daniela Teixeira (12.ºF), Cármen Silva e Diana Campos (12.ºG)