Orçamento Participativo das Escolas (OPE) 2023

Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

As propostas devem centrar-se neste eixo de atuação ao promover o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos com ações específicas que fomentem a inclusão dos alunos mais vulneráveis tendo em vista a promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e coletivo.

No contexto do OPE- Inclui, os alunos do 3º ciclo e secundário do Agrupamento apresentaram candidaturas até ao dia 15 de março.

Foram consideradas válidas duas das propostas apresentadas (as outras duas não cumprem o estipulado no regulamento do OPE):

– Lista A – Proposta de compra de uma pérgola e reabilitação do espaço exterior relvado junto ao Grande Auditório.

– Lista B – Proposta de compra de mais mesas de picnic, de madeira (estas  devem ser colocadas nos blocos que não beneficiam desta oferta).

Tal como consta no regulamento, do OPE-Inclui seguem-se as seguintes etapas:

– Divulgação e debate das propostas: até 23 de março;

– Votação das propostas: 24 de março, Dia do Estudante;

– Divulgação dos resultados: até ao final de março;

– Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;

– Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil.