Ano letivo 2022-2023 Atividades

Brigada anti-invasoras em ação

Os alunos do 8.ºE realizaram uma ação de controlo de plantas invasoras, no âmbito do estudo dos impactes das invasões biológicas nos ecossistemas, na disciplina de Ciências Naturais; do estudo da agricultura, na disciplina de Geografia; do Programa Eco-Escolas e do Projeto Erasmus+ My Actions Our Future.
A Cortaderia selloana, mais conhecida por plumas ou erva-das-pampas, foi a mais difícil! Primeiro, retiraram cuidadosamente as plumas, para que as sementes não se libertassem, e colocaram-nas no lixo, em saco bem fechado. De seguida, arrancaram algumas plantas que, dado o seu porte, ofereceram grande resistência.
Na horta, arrancaram Oxalis pes-caprae, umas pequenas plantas de flor amarela, vulgarmente conhecidas por azedas.
As plantas invasoras propagam-se rapidamente e dificultam o crescimento das plantas nativas, provocando desequilíbrios nos ecossistemas.
Se tiver destas plantas no seu jardim ou terreno agrícola/florestal, faça como nós e partilhe as suas fotos connosco.
Porque ação de cada um conta!