Sensibilização para a preservação do ecossistema dunar

Os alunos do projeto Erasmus+ HIGEM, na mobilidade virtual realizada entre 7 e 11 de fevereiro, com a organização de Malta, no âmbito da temática “Treasure Parks we share space with”, e um grupo de alunos do Clube Eco Escolas, realizaram um conjunto de atividades de sensibilização para a proteção da biodiversidade.

A saída de campo foi antecedida por duas sessões realizadas na escola, que permitiram aos alunos conhecer o ecossistema dunar e a sua importância, assim como identificar as espécies nativas e invasoras e as técnicas de controlo das últimas.

Na saída de campo ao Parque de Dunas da Aguda, com apoio dos Técnicos do Parque Biológico de Gaia, o grupo realizou uma ação de controlo do chorão-das-praias, uma espécie invasora que impede o desenvolvimento da vegetação nativa, prejudicando os animais que dela dependem.

Aproveitando a deslocação à praia, o grupo recolheu o lixo que encontrou no areal.

Finalmente, para divulgar a importância do ecossistema dunar e da sua preservação, foi montada uma exposição no átrio da escola.