Agrupamento de Escolas de Canelas

Acreditação, Job shadowing

Aprender, crescer e incluir na Escola de Air Bel

A Escola de Air Bel, Escola EB1 da periferia de Marselha é muito mais do que um espaço de aprendizagem; Bel Air é um local onde alunos, professores e funcionários trabalham em conjunto para criar um ambiente educativo dinâmico, inclusivo e motivador. Com 288 alunos (do CP ao CM2 – 1ºCiclo), a escola organiza-se de forma cuidada para responder às necessidades de todos, valorizando tanto o sucesso escolar como o bem-estar.

Escola: infantário, 1º e 2º anos
Desde cedo, a aprendizagem da leitura e da escrita é uma prioridade. Ainda no infantário, as crianças começam a contactar com letras e palavras, preparando-se para os anos escolares seguintes.

No 1.º ano, as professoras utilizam diferentes métodos de leitura, como o método ortofónico João Qui Rit (método de alfabetização francês, criado por Lemaire, que ensina leitura e escrita através de gestos, ritmo e canto, associando cada letra a um som (fonema) e a uma imagem ou personagem) , sempre com espírito de colaboração e partilha entre docentes. Ao longo dos outros anos, são usados vários métodos e atividades que ajudam cada aluno a Aprender ao seu ritmo.
Manual Escolar (Facultativo)

No 2.º ano, os alunos trabalham por níveis em algumas disciplinas, mudando de grupo ao longo da semana, o que ajuda a progredir.

A organização das turmas revela-se muito interessante. Os professores acompanham as turmas durante um ano letivo e, no final, juntam-se para formar novos grupos equilibrados.
Nos 3.º e 4.º anos, existe o cruzamento “croisement”, um sistema em que os professores mudam de turma e lecionam disciplinas específicas, tornando as aulas mais variadas.

A INCLUSÃO
A inclusão é um dos grandes valores da Escola de Air Bel. Os alunos com necessidades educativas especiais contam com o apoio de adultos e de uma equipa especializada. Existem projetos como o “Ulisses” e o “Demos”, que ajudam as crianças a aprender em pequenos grupos e de forma mais lúdica.
Apoio aluno Necessidades Especiais
Cada aluno é respeitado e apoiado de acordo com as suas necessidades, promovendo a autonomia e a confiança.
Para acompanhar o percurso de cada aluno, a escola utiliza um Caderno Digital (livre numérique), onde ficam registadas as aprendizagens e a evolução ao longo do ano. Os encarregados de educação mantêm um contacto regular com a escola, reforçando a ligação entre a família e a vida escolar.
A escola desenvolve vários projetos interessantes, como o “Rallicopi”, que promove a leitura, e o “Rali à Volta do Mundo”, onde os alunos descobrem livros e aprendem sobre os diferentes países.
A seguir às aulas, existem os espaços como a “garderie” e “l’étude”, onde os alunos podem brincar, conviver ou fazer os trabalhos de casa com apoio de técnicos da Câmara ou voluntários.

Recurso Digital Interativo Funcionários organizando os alunos na hora
do almoço para as atividades recreativas.

Visita de Estudo Quinta Pedagógica ” Top Chefe”
numa Quinta Colaborativa. atividade com colaboração de voluntários

Esta escola mostrou-nos que o contexto socioeconómico e a vulnerabilidade social não podem ser encarados como uma desculpa. Através de atividades simples, mas desenvolvidas em parceria com toda a comunidade, é possível apoiar os alunos e colmatar muitas das dificuldades existentes.

Professoras:

Ana Gomes e Elisabeth Veras

Leave a Reply