Na semana de 19 a 23 de janeiro de 2026, o Agrupamento de Escolas de Canelas recebeu os docentes Marta Jove e Antonio Jiménez da escola parceira I.E.S Las Salinas (Lanzarote, Espanha) no âmbito de uma Mobilidade Job Shadowing Erasmus+.
Ao longo de cinco dias, os professores do nosso Agrupamento partilharam com os seus homólogos espanhóis boas práticas, experiências pedagógicas e momentos únicos de cooperação. O programa proporcionou conversas com docentes de múltiplas áreas disciplinares (desde o português e a literatura, passando pelas ciências – matemática e físico-química –, até às TIC e o digital), observação de atividades, participação num seminário de matemática e visitas a diferentes espaços pedagógicos, clubes e projetos do Agrupamento, nomeadamente: Eco-Escolas, Robótica, Rádio e TV Escolar, Sala Simbiose, Laboratórios, Sala Erasmus, entre outros. Os nossos parceiros espanhóis puderam ainda conhecer de perto as dinâmicas desenvolvidas na Biblioteca Escolar, nos gabinetes de apoio psicológico e de orientação escolar, experienciar a utilização pedagógica dos Óculos de Realidade Virtual, sem esquecer as áreas da inclusão, bem-estar e desenvolvimento pessoal dos alunos.
Um dos momentos mais marcantes da semana foi, sem dúvida, o almoço partilhado que proporcionou a abordagem aos dois sistemas educativos (espanhol e português) num ambiente de diálogo e de partilha, reforçando-se os laços de amizade e a colaboração entre os professores de ambos os países.
Esta semana de acolhimento a estes dois professores, no âmbito de mobilidade Job Shadowing entre o Agrupamento de Escolas de Canelas e o I.E.S Las Salinas fortaleceu a cooperação entre as duas escolas e marcou o início de um caminho partilhado e enriquecedor de aprendizagem, intercâmbio cultural e amizade europeia.
As professoras Sandra Ribeiro e Sara Ribeiro, responsáveis pelo acolhimento aos colegas espanhóis, agradecem a dedicação de todos os professores envolvidos nas inúmeras atividades que constituíram este Job Shadowing (acolhimento em Portugal) e que contribuíram indubitavelmente para o sucesso desta primeira etapa do projeto.
Este é o Agrupamento do Coração.
Mais uma vez, ao longo desta semana, materializando o ADN que nos caracteriza, juntos – alunos, professores e comunidade –, construímos pontes entre escolas e culturas, fortalecemos laços de amizade e de genuína cooperação, materializamos o espírito Erasmus+.
25 de janeiro de 2026
As docentes,
Sandra Ribeiro e Sara Ribeiro











Leave a Reply