Agrupamento de Escolas de Canelas

Cursos estruturados

Curso estruturado “Gamification”

Gamification, superou as nossas expectativas.

Voltamos de Praga com vontade de um jogo de tabuleiro, um Mistermind, um Mindecraft, ou outro, que transforme os momentos mais aborrecidos e difíceis da sala de aula, em desafios a conquistar.

Voltamos com mais respostas para a atitude passiva dos jovens no querer aprender (tantas vezes presente no nosso dia-a-dia!) e que tanto nos desanima.

Voltamos com a certeza que algo mais podemos fazer para cativar e motivar os nossos alunos.

Depois de distinguir Games, Gamefication e Game-based Learning, o curso desenvolveu-se com o jogo e as estratégias de jogo, para aprimorar a aprendizagem e desenvolver o pensamento critico e computacional. Aprendemos a implementar formas diferentes de gamificação, com muita, pouca ou sem tecnologia.

E com habilidade e destreza “gamificamos”!

Foi desafiante!

Queríamos sempre mais!

E acreditamos que transformar uma atividade num jogo, onde o erro é um caminho para aprender, torna-se desafiante para eles (e para nós!). O objetivo de ganhar pontos e obter recompensas para alcançar maiores desafios, pode ser a motivação do Aprender levando a alunos mais ativos, participativos e interessados, desenvolvendo o pensamento crítico, e, consequentemente, mais competentes para toda a vida. O foco deste novo jogo estará no processo (a aprendizagem) e não na avaliação (o vencedor).

Gamification revela-se um caminho com grande potencial para a sala de aula do século XXI.

(Reflexão na viagem de regresso Praga- Porto, 22 de abril de 2023)

Leave a Reply

%d bloggers like this: