No âmbito do projeto Erasmus +, as docentes Joana Gomes e Sara Ribeiro, na qualidade de assessora da direção e subdiretora, frequentaram o Curso Estruturado – Transformational Leadership: How to Empower Followers and Communities. Este curso realizou-se entre os dias 15 e 20 de abril de 2024 e foi dinamizado no Instituto Converzum, em Budapeste (instituição parceira da Europass Teacher Academy).
A formação teve início com uma breve apresentação do programa (conteúdos a adquirir e competências a desenvolver), dos professores/(sub)diretores participantes, das respetivas escolas e países. A diversidade de equipas diretivas presentes, oriundas de diferentes países – Portugal, Espanha, Itália, Roménia e Chipre – permitiu, desde logo, o contacto com uma panóplia enriquecedora de sistemas educativos e estilos de gestão/ liderança, partilha de boas práticas, novas aprendizagens e a criação de relações profissionais e de amizade que, certamente, propiciarão futuras parcerias.
Ao longo dos seis dias de formação, foram explorados os princípios e características da Liderança Transformacional já que esta é hoje considerada a chave do sucesso das empresas / instituições, com enfoque no conhecimento e desenvolvimento de práticas como: diferentes tipos e estilos formas de liderança; liderança transformacional como chave na criação de escolas/comunidades coesas; valores, visão e comunicação da instituição/escola; formas de motivar e manter colaboradores felizes e motivados; inteligência emocional; a construção / o estreitar de relações (gestão não violenta de conflitos, resposta a necessidades e sentimentos dos colaboradores); criação de uma cultura de inovação e de uma mentalidade de crescimento; estratégias de comunicação e aspetos de autorregulação ao nível da liderança; formas de inspirar o outro a atingir objetivos pessoais e organizacionais; promoção do envolvimento dos colaboradores no
seu próprio crescimento pessoal e profissional, entre outros.
De facto, este curso permitiu o desenvolvimento de competências profissionais, pessoais e sociais, transponíveis para a organização/escola. Ao longo do curso, privilegiaram-se: metodologias ativas; atividades práticas; a resolução de situações-problema; a discussão/reflexão; dramatizações; dinâmicas de grupo; estratégias de mediação de conflitos; inúmeras dinâmicas de trabalho colaborativo que permitiram também o crescimento individual (não só teórico, como no âmbito da educação emocional/inteligência emocional).
Para estas docentes, este curso constituiu uma experiência deveras enriquecedora, na medida em que permitiu compreender a teoria e potenciar/experienciar a prática da liderança transformacional. Em síntese, adquiriram-se ferramentas práticas que permitirão estreitar a ligação entre a liderança sustentada nos valores de cada um (pessoais/educacionais) e destes com os da nossa escola, o que certamente permitirá fortalecer as relações com a comunidade e a criação de uma cultura de crescimento dos profissionais da nossa escola.
As docentes,
Joana Gomes e Sara Ribeiro
(Assessora da Direção / Subdiretora do Agrupamento)
Leave a Reply