Agrupamento de Escolas de Canelas

Cursos estruturados

Curso “Help your Students Cope with stress and anxiety thanks Bibiotherapy”

Durante a semana de 18 a 24 de março, duas professoras do grupo 200 do nosso agrupamento, participaram no curso de formação “Help your Students Cope with stress and anxiety thanks Bibiotherapy” em Atenas, no European Academy.

A formadora, Evangelia-Lilia Dimarcki, concebeu este curso de uma forma atrativa e acessível às formandas (oito mulheres de formação, idade e países diversos).

A troca de experiências entre realidades diferentes apresentadas pelas professoras (alemãs, italianas, portuguesas, croata e húngara), que participaram no curso foi muito enriquecedora.

Afinal, o que é a Biblioterapia?

A Biblioterapia é a utilização da Literatura na promoção de uma boa saúde emocional, ou seja, permite às pessoas, com dificuldades emocionais, de stress e ou ansiedade aprenderem a produzir e gerir mudanças efetivas na sua vida, desenvolvendo o seu crescimento moral, social e emocional.

Ao longo da formação tiveram a oportunidade de ler e analisar algumas histórias tendo por base os objetivos da Biblioterapia.

Destacaram algumas delas, nomeadamente: “ The Devoted Friend” de Óscar Wilde, “The Two Mice ” de Henri Gougaud e o livro “ Hug Me” de Simona Ciraolo. Com base neste último foi elaborada a planificação de uma sessão que será replicada em contexto de sala de aula.