Agrupamento de Escolas de Canelas

Cursos estruturados

Curso “Learning By Doing: Games and Activities to Develop the Whole Child”

De 8 a 13 de abril de 2024, os professores Daniel Batista, Sandra Sousa e Sónia Nogueira, frequentaram o curso “Learning By Doing: Games and Activities to Develop the Whole Child”, em Praga, República Checa, no âmbito do programa ERASMUS+.

O curso permitiu aprofundar conhecimentos sobre a importância do jogo e das brincadeiras no ensino/aprendizagem. As atividades lúdicas promovem a oportunidade de desencadear o desenvolvimento da criança. Brincando, a criança inventa, descobre, aprende, experimenta e refina habilidades. As atividades lúdicas proporcionam o desenvolvimento do pensamento, da atenção, da concentração e da linguagem, além de estimular a autoconfiança, a curiosidade e a autonomia.

Foi uma semana intensa de partilhas educativas e culturais entre os professores participantes, oriundos de Portugal, Croácia, Roménia, Bulgária, Chipre e Letónia.  Esta experiência proporcionou oportunidades para a troca de conhecimento e experiências que deram lugar a um conjunto de iniciativas capazes de aprimorar as condições de ensino/aprendizagem dos alunos.

No final da semana, ficou a emoção da despedida e a certeza que são projetos como este, que enriquecem o sistema educativo, bem como o crescimento pessoal, social e cultural enquanto cidadão, olhando o presente e perspetivando o futuro.