Agrupamento de Escolas de Canelas

Disseminação

Disseminação – Conflict Management, Emotional Intelligence and Bullying Prevention

No dia 22 de maio, no Auditório da Biblioteca da escola-sede, procedeu-se à apresentação do evento disseminador, no âmbito do curso estruturado: Conflict Management, Emotional Intelligence and Bullying Prevention, ministrado em Florença, na Europass Teacher Academy.

Parafraseando Max Lucado: «O conflito vai existir sempre, é inevitável, mas a violência é opcional.», pelo que é cada vez mais crucial dotar os profissionais da educação de ferramentas e estratégias que possam prevenir, mediar e solucionar conflitos, passando pela identificação célere do conflito, a Escuta Ativa e a Comunicação eficaz e assertiva. A solução só pode ser encontrada se seguirmos todos a mesma direção, apostando numa escola mais inclusiva e engajada. O conflito deve ser encarado como uma oportunidade de crescimento e uma perspetiva de mudança de atitudes/ comportamentos, investindo-se em projetos escolares que promovam o bem-estar da comunidade educativa, com o desenvolvimento de competências socioemocionais através dos princípios da psicologia positiva.

Atualmente, a violência nas escolas perpetrada por adolescentes contra outros da mesma comunidade, de índole emocional, psicológica e física, está a tomar proporções enormes, registando-se um aumento significativo de ocorrências e queixas de bullying e cyberbulling. Comportamentos disruptivos, como desrespeito e desafio à autoridade, comunicação agressiva, comportamentos violentos, uso inadequado da tecnologia, nomeadamente dos telemóveis afetam a gestão e a otimização da aprendizagem em sala de aula. Por isso, urge a necessidade do desenvolvimento de estratégias relacionadas com a Inteligência Emocional (IE) que possam alavancar toda a comunidade educativa, dinamizando-se atividades assentes nos 5 pilares da IE: Autoconsciência; Autorregulação; Motivação; Empatia e Competências Sociais. Desta forma, conseguiremos criar um ambiente escolar mais inclusivo, empático, produtivo e com relacionamentos mais saudáveis, com vista a enfrentar os novos desafios educacionais, adaptando e potencializando o uso da Tecnologia na escola como um elemento agregador e acelerador de igualdade no acesso às aprendizagens e não um foco promotor de conflitos.

Assim, revela-se premente, na educação, seguirmos linhas de atuação que reflitam uma visão centrada no ser humano, integrando a IE no ambiente escolar, com uma aposta na comunicação mais eficaz, com enfoque no desenvolvimento de estratégias que trabalhem as emoções relacionadas com o índice do desempenho escolar. Desta forma, a escola, como agente de mudança, contribuirá para o futuro mais equilibrado e bem-sucedido dos jovens.

Ao longo do evento disseminador, foram apresentadas as atividades dinamizadas na formação, particularmente: a Teoria do Bem-Estar do psicólogo Martim Selligman – o Modelo  P.E.R.M.A.; a IE e literacia das emoções; técnicas e estratégias de prevenção,  mediação e gestão de conflitos; promoção da Escuta Ativa e Comunicação Positiva, com a apresentação e partilha  de vídeos e protocolos de atuação com vista à gestão equilibrada das emoções (como Mindfulness – outra ferramenta poderosa que fortalece a nossa mente), que estimulem a Empatia, passando por atividades de Team Building.

Neste âmbito, foi proposto aos participantes que realizassem duas atividades práticas: uma, de Inteligência Emocional e Social – a Fila das Emoções (identificação da linguagem não verbal e do vocabulário das emoções) e a construção da Escola do Futuro (identificação das fragilidades e propostas de solução representadas, com recurso a legos) – metodologia Lego Serious Play.  Momento de brainstorming, de reflexão e de interseção de visões e de projetos! Os desafios foram superados!

O Feedback dos participantes foi bastante positivo, proporcionando a todos uma sensação de bem-estar e facilitador de uma cultura de apoio e de reconhecimento. O evento superou as expectativas, tendo os intervenientes considerado a ação muito interessante e motivadora, com material apelativo e muito bem elaborado, num ambiente harmonioso e propício à reflexão, interação e partilha.

As docentes,

Ana Sabença e Ana Barbosa