Agrupamento de Escolas de Canelas

Disseminação

Disseminação da Formação Erasmus em Praga: “Doing by Learning”

No âmbito do programa Erasmus, os professores Daniel Batista (grupo 120), Sandra Sousa (grupo 110) e Sónia Nogueira (grupo 100) tiveram a oportunidade de participar numa formação, em Praga, sobre o tema “Learning by Doing”. Esta formação centrou-se na aplicação de métodos de educação holística, com o objetivo de integrar o aprender fazendo no contexto educativo. Além disso, nesta formação, participaram professores de outros países da União Europeia, o que permitiu partilhar e conhecer diferentes realidades pedagógicas num espírito de partilha e troca de conhecimentos culturais. De volta a Portugal, organizaram uma sessão de disseminação para compartilhar os conhecimentos adquiridos com outros profissionais da educação do Agrupamento de Escolas de Canelas.

A formação “Learning by Doing” visa promover um ensino mais interativo e envolvente, onde os alunos aprendem através da prática e da experiência direta. Este método pedagógico valoriza a educação holística, que considera o desenvolvimento completo do estudante, abrangendo aspetos cognitivos, emocionais, sociais, físicos e espirituais.

A sessão de disseminação ocorreu no dia 17 de junho de 2024 na escola sede do Agrupamento de Escolas de Canelas, Bloco G, Sala 5, com a presença de nove professores, incluindo educadores de infância e professores do 1º e 2º ciclos. O objetivo desta sessão foi partilhar as principais aprendizagens e experiências adquiridas em Praga e demonstrar como aplicar os princípios do “Learning by Doing” em diferentes contextos educativos.

Iniciaram a sessão com uma apresentação acerca da cidade de Praga, descrevendo um pouco de algumas atrações turísticas, pontos de interesse e história da Chéquia. De seguida abordaram o conceito de “Learning by Doing” enfatizando a importância da aprendizagem prática; Educação Holística e a importância de considerar o aluno como um ser integral; e atividades práticas para exemplificar os conceitos apresentados com o intuito de demonstrar como os professores podem aplicar estes métodos.

Os professores que assistiram a esta disseminação tiveram a oportunidade de participar em três jogos para aplicação em contexto de sala de aula: Vibe Check –  Um movimento para descrever o seu estado de espírito no momento, retratos (diferentes desenhos feitos por diferentes artistas do grupo) e estátua coletiva (personificação por elementos do grupo da paisagem do Centro da Vila de Canelas junto à Igreja).  Após esta experiência prática os professores expressaram grande interesse pelos métodos apresentados. Muitos relataram que as atividades práticas foram particularmente úteis, proporcionando uma compreensão concreta de como aplicar os princípios do “Learning by Doing”. Além disso, discutiram as possíveis adaptações necessárias para implementar estes métodos nos diferentes níveis de ensino representados pelos participantes.

A disseminação da formação “Learning by Doing” foi um sucesso, alcançando o objetivo de compartilhar conhecimentos e inspirar outros educadores a adotarem práticas pedagógicas mais dinâmicas e holísticas. Acreditamos que a aplicação destes métodos contribuirá para um ambiente de aprendizagem mais envolvente e eficaz para os alunos.