No dia 13 de julho, realizamos o convite da sessão de apresentação para o grupo de matemática do 3.ºciclo e secundário, do Curso Erasmus “Game, Game Based Learning, Gamification” que tivemos em Praga entre os dias 17 a 21 de abril. Foi com grande satisfação que todos os colegas do grupo se fizeram presentes.
A apresentação foi feita através do Canva, numa partilha de experiências vivenciadas e conhecimentos adquiridos ao longo do curso, destacando os princípios e aplicações da gamificação, especificamente para o ensino da matemática e em contexto do nosso agrupamento. Com exemplos e explorando diversas ferramentas e recursos educativos, mostramos que nem sempre é necessário o recurso às tecnologias digitais para gamificar.
Partilhamos pequenas experiências entretanto realizadas por nós em contexto de sala de aula que se revelaram prometedoras, face à satisfação dos alunos. Foram atividades desafiantes, competitivas ou não, onde o feedback se traduzia em pontos ou medalhas, explorando outro lado possível da sala de aula, para além do tradicional “Quadro-caderno-prova”. Nestas experiências, os alunos mostraram-se mais envolvidos, focados e motivados para a realização das tarefas enquadradas nas aprendizagens essenciais da disciplina, quando já estávamos a um mês de terminar as aulas letivas.
Ao longo da sessão, tentamos transmitir o potencial desta metodologia em sala de aula, mas também alertamos para as suas desvantagens caso não houvesse um planeamento sério e um grande trabalho colaborativo entre os professores. Assim, a falta de controlo na sala de aula, a perda do objetivo da aprendizagem, a sua utilização pontual, mostraram-se situações que desprestigiam a qualidade do ensino, aos quais devemos estar alertados.
No final da sessão foi proposto um jogo interativo na plataforma online Goosechase, para o próprio professor experienciar e se colocar no papel de aluno e sentir o desafio e a motivação de trabalhar na sala de aula.
Porque pensamos que esta formação num contexto europeu, onde todos eramos diferentes e com diferentes sabedorias, nos trouxe novas perspetivas para a nossa escola, não deixamos de desafiar os colegas para também o fazerem, enriquecendo as suas vivências. Porque o Professor é um criador de experiências.
Após alguns dias da sessão, o melhor feedback que podíamos ter recebido foi parte deste grupo disciplinar, quatro docentes altamente motivados, apresentarem um projeto para 2023-24 para aprovação em Conselho Pedagógico, “Matemática Gamemaster”, a desenvolver dentro e fora do contexto aula, para os alunos do 7.ºano, utilizando a Gamification.
As professoras,
Felismina Leandro e Helena Fonseca
Leave a Reply