Agrupamento de Escolas de Canelas

Cursos estruturados

Disseminação dos cursos “Help Your Students Cope With Stress and Anxiety Thanks to Bibliotherapy” e “Berlin’s Museums: An Experiential Learning Path”

No passado dia 12, juntaram-se os participantes dos dois cursos estruturados Erasmus, as docentes Paula Rodrigues e Cristiana Martins que frequentaram uma formação sobre biblioterapia e os docentes Augusto Oliveira e Manuel João que, por seu turno, ingressaram num curso

sobre museus na educação, em Berlim. Esta disseminação conjunta foi dedicada aos docentes de Português e História de Geografia de Portugal do 2º Ciclo e à equipa da biblioteca escolar.

As docentes fizeram uma apresentação muito cuidada e pedagógica, descrevendo as atividades realizadas e a importância da biblioterpia. Este curso sugere uma solução baseada no papel terapêutico da literatura, que é a base da biblioterapia, enquanto atividade que consiste em utilizar a literatura para crescer no sentido de uma boa saúde emocional. Oferecendo uma interação reactiva com a literatura, a biblioterapia pode ajudar os jovens a enfrentar os desafios do desenvolvimento. A mesma também pode oferecer apoio para aliviar o stress, fornecer estratégias de sobrevivência bem sucedidas e ajudar um indivíduo a expressar sentimentos e ideias sobre um problema ou dificuldade.

Os docentes Augusto Oliveira e Manuel João fizeram uma apresentação centrada na perspetiva pedagógica dos museus, potencialidades educativas, estratégias de motivação para os alunos e recursos digitais de enriquecimento das atividades ligadas ao património cultural. Referiram como muito positiva a frequência deste cursos pelos aspetos anteriores e pela sua associação ao património museológico, cultural e histórico de Berlim.