Agrupamento de Escolas de Canelas

Cursos estruturados

ENCORAJAR O PENSAMENTO CRIATIVO

Encorajar o pensamento criativo nos alunos foi o mote para a realização do curso Erasmus que decorreu em Praga, de 27 a 31 de março.

As professoras do 1º Ciclo Anabela Ribeiro e Isabel Barros participaram num curso Erasmus sobre o desenvolvimento do pensamento criativo dos discentes.

Os conteúdos abordados passaram pelo diagnóstico, desenvolvimento de atividades criativas, os possíveis bloqueios mentais, tipos e estilos de inteligência, apreensão da consciência cultural, uso da dramatização em situações de sala de aula, a importância da metacognição, o planeamento de tarefas criativas com base nas teorias de Bloom e, finalmente, a avaliação das atividades realizadas com os alunos.

Para as docentes envolvidas, o curso foi uma mais-valia, já que permitirá melhorar competências, promovendo a imaginação, a espontaneidade e a motivação diária dos discentes não só no contexto escolar como em outras vertentes sociais e pessoais.

A formação deu a conhecer novas ferramentas, materiais e ideias com vista a fomentar a interdisciplinaridade e a inclusão. Permitirá, também, desenvolver a espontaneidade dos alunos para resolver situações problemáticas do quotidiano autonomamente e com sentido crítico.

This slideshow requires JavaScript.

Profªs Anabela Ribeiro e Isabel Barros

Leave a Reply

%d bloggers like this: