Agrupamento de Escolas de Canelas

Cursos estruturados

Erasmus Course – SPECIAL NEEDS CHIlDREN – Praga

O curso decorreu no período de 05 a 10 de março do corrente ano em Praga.
Teve como foco principal as crianças com necessidades específicas.
A formação foi dada em 11 módulos, sob a orientação de dois tutores, ao longo da semana.
Adquirimos conhecimento, pela teoria e prática demonstradas, bem como pela interação gerada entre todos os elementos do grupo, que incluiu pessoas de países como a Índia, República Checa e Grécia. Tal permitiu-nos obter uma perspetiva das características ao nível do sistema educativo, bem como das práticas aplicadas em cada um deles.
Os conhecimentos adquiridos, neste período, prenderam-se com temas tais como:
– A apresentação e contextualização de necessidades especiais: físicas, psiquiátricas, problemas emocionais, comportamentais e de aprendizagem (dislexia, TDAH, autismo, crianças sobredotadas)
– Educação inclusiva
– Desenvolvimento do pensamento criativo
– Comunicação e cooperação com as famílias
– Ensino em turmas multiculturais
– Utilização de ferramentas digitais (TIC)
Realizaram-se diversos trabalhos em pequenos grupos, sob a forma de desafios, de modo a promover a discussão e reflexão sobre os temas em questão.
Finalizamos a semana com técnicas para desenvolver a criatividade.
Foi um curso muito interessante, que promoveu a interação entre todos os participantes do curso, com a mais valia de termos dois tutores que partilharam os seus conhecimentos de uma forma bastante objetiva, clara, criativa e motivadora. Estamos certas de que será uma mais valia na nossa prática letiva e que, certamente, beneficiará os nossos alunos.

Ana Maria Castro e Carla Alves Santos