Agrupamento de Escolas de Canelas

Disseminação

Evento disseminador “Educação Ambiental, um papel de todos”

No dia 23 de maio, teve lugar no auditório da Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Canelas, o evento disseminador do curso estruturado Erasmus “Enviromental Education: Learning and Acting for a Better Future”, frequentado na Europass Teacher Academy, em Florença, pelas Coordenadoras Eco-Escolas Odete Melo e Ana Cristina Fernandes.

A Educação Ambiental assume cada vez maior relevância, em primeiro lugar, porque a nossa sobrevivência depende do nosso comportamento para com o Planeta Terra, que é a nossa casa. Da necessidade de mudar a relação que estabelecemos com ambiente, já ninguém duvida. Mas é preciso saber como e todas as disciplinas poderão dar o seu contributo na medida em que desenvolvem competências que podem ser implementadas na procura de novas formas de atuar, para tornarmos as nossas comunidades mais sustentáveis. A sua relevância é tal, que a UNESCO incitou mesmo à tomada de medidas para que a Educação Ambiental fizesse parte do currículo de todas as disciplinas até 2025.

Neste contexto, procurou-se com este evento disseminador exemplificar estratégias de educação ambiental eficazes e motivadoras, passíveis de ser implementadas nas várias disciplinas, no contexto dos respetivos currículos, capazes de mobilizar toda a comunidade educativa com o intuito e tornar a nossa escola e a nossa comunidade mais sustentáveis.

Esta formação começou por caracterizar o pensamento sistémico e as suas potencialidades na abordagem das desigualdades de desenvolvimento. Os participantes foram desafiados a realizar duas atividades bem ilustrativas do carácter holístico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cujas metas apenas podem ser alcançadas se encaradas numa perspetiva integradora.

Sendo as alterações climáticas um dos principais desafios ambientais globais, este evento atribuiu-lhe uma especial atenção, destacando a necessidade de refletir sobre as suas causas, consequências e soluções, sem esquecer a importância de encarar todas as variáveis de uma forma holística para que não se originem, inadvertidamente, novos problemas.

E porque a delineação de projetos interdisciplinares também não poderia deixar de estar presente, foram realizadas outras duas atividades que permitem dar o ponto de partida em sala de aula, através do registo do contributo dos alunos, no levantamento de ações positivas pelo ambiente, passíveis de minimizar os problemas ambientais. A partir desta atividade, e colocando os alunos no centro da ação, podem ser selecionadas atividades que integrem um plano de ação a desenvolver nas diversas disciplinas, na escola e na comunidade.

Além da demostração de estratégias simples e motivadoras, os participantes tiveram igualmente acesso a diversas fontes de informação e recursos que poderão utilizar nas disciplinas que lecionam.

Este evento disseminador teve uma avaliação muito positiva por parte dos participantes, de quem se espera um contributo ativo para a implementação da Metodologia dos Sete Passos Eco-Escolas, designadamente no que respeita ao plano de ação e à integração curricular, dando continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido no sentido de tornar a nossa escola e a nossa comunidade mais sustentáveis.

Porque a ação de cada um conta.