Agrupamento de Escolas de Canelas

Disseminação

“Projetos Erasmus: Semear Sustentabilidade, Cultivar o Futuro”

No dia 29 de maio, decorreu no grande auditório da Escola Básica e Secundária de Canelas, a Ação de Curta Duração (ACD) “Projetos Erasmus: Semear Sustentabilidade, Cultivar o Futuro”, que teve como principal objetivo a disseminação de boas práticas na implementação de projetos Erasmus com mobilidade de alunos, no âmbito da Educação Ambiental.

Numa escola que, de há sete anos a esta parte, assumiu um compromisso com a sustentabilidade ambiental, aderindo ao Programa Eco-Escolas, e que elegeu a preocupação com o ambiente como um dos três pilares do seu Projeto de Acreditação Erasmus, não poderia deixar de ter lugar a implementação de projetos que promovam a adoção de ações positivas pelo ambiente, envolvendo não só a comunidade escolar, mas também as famílias e a comunidade local.

As formadoras, Maria Paula Aires, coordenadora dos Projetos Erasmus “Water is My Friend” e “Lets’ Band Together. Let’s go Green”, e Odete Melo, coordenadora do Projeto Erasmus “My Actions Our Future”, com a participação de alunos e encarregados de educação, deram a conhecer algumas das atividades implementadas e os moldes em que se desenvolveram, demonstrado que existem vários caminhos possíveis, adaptáveis ao grupo de alunos envolvidos.

O Painel de Abertura contou com a participação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Canelas, Eng.º Artur Vieira, e dois representantes da Equipa Erasmus, Dra. Gracinda Machado e Dr. Augusto Oliveira, que reiteraram a opção deste Agrupamento por um ensino de qualidade e desafiante, que proporcione experiências de aprendizagem únicas, num contexto de partilha e de trabalho colaborativo ao nível europeu.

Alunos e professores envolvidos nos três projetos Erasmus que deram o mote a este evento, puderam dar a conhecer as suas motivações, experiências e dificuldades, demonstrando que a sua superação foi possível com o empenho de todos.

Não menos desafiante foi o papel das famílias, sobretudo na tarefa de receber, durante uma semana, um ou mais alunos vindos de outro país. O seu contributo foi essencial para o sucesso das mobilidades a Portugal, demonstrando o gosto por bem receber, uma tradição tão portuguesa. Desafio talvez ainda maior foi deixar os seus filhos irem para longe, para casa de uma família estrangeira. Mas a confiança nos professores e na seriedade do trabalho desenvolvido sossegou-as, o que permitiu aos seus filhos viverem uma experiência única, como não deixam margem para dúvida os seus testemunhos:

“O Erasmus é inesquecível. É mais que uma experiência, um sentimento que nos contagia. O nosso educando voltou desta experiência renovado e mais desenvolvido pela riqueza do conhecimento. Somos eternamente gratos ao projeto Erasmus e aos professores que os acompanharam nessa aventura.”

“Participar no projeto Erasmus é sem dúvida uma experiência única! Os alunos têm a oportunidade de crescer, tanto a nível pessoal como social e académico.

Os professores que os acompanham são incansáveis na orientação dos alunos e no apoio aos pais. Gostámos muito!”

“Uma experiência muito construtiva, onde adquirem novos conteúdos, novas amizades, convívio com outras culturas. Semana muita dinâmica e de muita aprendizagem!”

Este evento disseminador, acreditado como ACD pelo Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis, destinado a Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário das escolas do concelho de Vila Nova de Gaia, constituiu um momento privilegiado de partilha de resultados e conhecimentos, indo ao encontro das normas de qualidade Erasmus no setor do ensino escolar.