Agrupamento de Escolas de Canelas

Mobilidade com alunos

«For a better world» – de Canelas a Bagheria

«For  a better world» – de Canelas a Bagheria

A semana de 19 a 14 de maio de 2024 ficará para sempre gravada nos nossos corações. Constituiu o segundo momento do programa de mobilidade entre a turma 11B da Escola Secundária de Canelas e alunos do Istituto Comprensivo Ignazio Buttitta de Bagheria (Palermo/Itália), no âmbito do projeto Erasmus+ «For a better world».

Impregnados do espírito europeu, ávidos de “conhecer novos mundos” e com uma enorme vontade de rever os nossos colegas italianos e de praticar o nosso inglês, partimos bem cedo do aeroporto Humberto Delgado, no dia 19 de maio, rumo à Sicília, mais concretamente a uma escola de Bagheria (uma cidade de Palermo, Itália) que acabaria por ser a nossa escola, durante aqueles cinco incríveis dias.

Superados os Adamastores iniciais (medo do primeiro batismo de voo para alguns alunos; medo de estar longe dos pais; medo de não gostar da comida; medo de estar numa nova família num país estrangeiro…), cedo percebemos que esta aventura seria fantástica quer para nós, quer para as professoras que nos acompanharam.

As expectativas não saíram goradas. Fomos acolhidos com a simpatia, a alegria e a generosidade que caracteriza os italianos, povo nosso irmão (a semelhança não é só na doçura da língua, acreditem, já que num ápice nos sentimos em casa, acolhidos no afeto, nos abraços e na alegria que une os latinos). E, a meio da semana, já se ouvia com frequência: “Stôras, a minha família de acolhimento levou-me a …”; ou “ O meu pai de acolhimento fez anos e fomos jantar fora.”.

Ao longo da semana, frequentámos aulas numa escola mais antiga e mais pequena do que a nossa, porém não menos bela, em que se respira Arte (pinturas e esculturas nas paredes, nas escadas; literalmente, arte, por todo o lado). Realizámos inúmeras atividades educativas e visitas culturais que nos permitiram compreender a riqueza da cultura europeia, os valores humanistas que nos unem (as semelhanças e as particularidades do modo de ser e de viver em cada um dos países, sem esquecer os respetivos sistemas educativos). Calcorreámos as ruas típicas de Bagheria, as suas Villas  e Jardins, e até fomos recebidos pelo Sr. Presidente da Câmara. Atravessámos a ilha e realizámos visitas de estudo sempre enriquecidas pela conhecimento especializado dos guias. Em Agrigento, visitámos o Jardim Kolymbethra, o Vale dos Templos (considerado património da Humanidade, UNESCO) e o Memorial às vítimas da Máfia. Visitámos a

parte antiga e moderna de Palermo. Deambulámos pelas ruas e pelas praças (Piazza Pretoria; Piazza Bellini; Quattro Canti…), visitámos a Igreja de Santa Catarina, a  Catedral de Palermo e … quase perdemos a respiração diante da beleza da Capela Pallatina, no interior do Palácio Real. Provámos os pratos típicos italianos (desde a comida de rua, passando pela piza, pelos cannoli siciliani, pela cassata siliciana, os biscoitos de figos ou de amêndoas, os gelados artesanais…, sem esquecer a deliciosa pasta da professora Tina). Fomos brindados com fantásticas idas às praias de Monbello e de Cefalú, estas talvez das mais belas praias do mundo, sem esquecer a visita guiada ao centro histórico,  à Catedral e ao lavadouro medieval de Cefálu …

Estreitámos laços: portugueses e italianos, colegas de turma e professores, rimo-nos, brincámos, demos mergulhos e risadas, abraçámo-nos quando as saudades de casa apertavam, cuidámos uns dos outros…

Esta foi sem dúvida uma experiência maravilhosa, uma semana repleta de atividades educativas e culturais, propiciadora de conversas e debates, comparações entre hábitos e formas de viver nestes dois países, sempre em nome da partilha de valores europeus, claramente por/para um mundo melhor «For a better world».

O nosso agradecimento aos alunos italianos, às suas famílias e aos professores carinhosos que nos acolheram (Agatina Martorana e Camilo de Liso) e ao Diretor Giuseppe Carlino.

O nosso agradecimento às professoras Gracinda Machado, Orlanda Rego e Sara Ribeiro que nos acompanharam nesta aventura inesquecível.

Alunos da turma 11B

Leave a Reply