Entre os dias 24 e 28 de novembro, dois professores do Agrupamento de Escolas de Canelas, Manuela Botelho e Daniel Batista, participaram numa mobilidade Erasmus +, a Huelva, Espanha, em job shadowing, na Escola CEIP Reyes Católicos, com o objetivo de adquirir novas metodologias/práticas pedagógicas para a sala de aula do Ensino Fundamental (Primária e educação Pré escolar), assim como participar em várias atividades culturais.
A visita teve início com uma calorosa receção por parte da Diretora da Escola, Cristina Félix, e da sua equipa de professores. Seguiu-se uma visita guiada, por um grupo de alunos, aos espaços mais relevantes da vida escolar, observando diferentes áreas e atividades e posteriormente uma reunião para discutir o Sistema Educacional Espanhol (estrutura, currículo, métodos de avaliação), projetos escolares, clubes e atividades e reflectir sobre as semelhanças e diferenças entre o sistema escolar espanhol e o português.
Ao longo da semana observaram aulas práticas e inovadoras do Ensino de Matemática, com foco na integração de ferramentas digitais, metodologias centradas no aluno e estratégias para lidar com o baixo desempenho académico. Participaram num Workshop sobre Ferramentas e Recursos Digitais voltadas para o desenvolvimento de competências no ensino da matemática, ciências e inglês, com foco na exploração de softwares/aplicativos que aprimorem a motivação dos alunos e a compreensão de conceitos. Colaboraram em interações informais usando o inglês como principal língua de trabalho em diferentes níveis do Ensino Fundamental e da Educação Pré-escolar e observaram aulas de apoio a alunos com necessidades especiais, com foco em estratégias, recursos e abordagens pedagógicas diversificadas. Ao longo da semana realizaram, ainda, visitas culturais sugeridas e organizadas pela Diretora Cristina Félix, a importantes locais históricos, museus e instituições locais. Estas atividades permitiram desenvolver uma maior compreensão da cultura, das tradições e dos valores sociais espanhóis, enriquecendo assim a consciência intercultural e o desenvolvimento pessoal.
Além das aulas observadas, acompanharam de perto a estrutura e o funcionamento da escola, proporcionando uma visão detalhada da gestão do centro e das estratégias implementadas para atender às necessidades dos alunos. Esta mobilidade Erasmus+ permitiu fortalecer um conhecimento mais profundo da cultura, das tradições e dos valores sociais espanhóis, enriquecendo assim o intercâmbio cultural, num ambiente multilíngue e multicultural. Esta iniciativa desenvolveu a vertente pedagógica e cultural, alicerçando sólidos vínculos de amizade com as colegas espanholas.
Leave a Reply