Agrupamento de Escolas de Canelas

Acreditação, Job shadowing

Jobshadowing na Escola Oficial de Línguas de Huelva: Uma Experiência Transformadora

Entre os dias 20 e 25 de outubro, participamos numa mobilidade de jobshadowing na Escola Oficial de Línguas de Huelva, em Espanha. Esta oportunidade revelou-se extremamente enriquecedora, permitindo-nos explorar o funcionamento de um centro público especializado no ensino de línguas, que atende pessoas de diferentes idades e contextos fora das etapas convencionais do sistema educativo.

Durante a mobilidade, tivemos a oportunidade de vivenciar, entre outras coisas, o ensino-aprendizagem de línguas. Esta experiência prática foi fundamental para compreender a metodologia pedagógica da escola, que prioriza a interação e a comunicação. Pudemos observar como as aulas são organizadas para estimular a participação ativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e eficaz.

Além das aulas, acompanhamos de perto a estrutura e o funcionamento da escola, o que nos proporcionou uma visão detalhada da gestão do centro e das estratégias implementadas para atender às necessidades dos seus alunos. Participamos em encontros pedagógicos e conversas produtivas com a diretora da escola, onde exploramos questões relacionadas com a organização, os desafios enfrentados pela instituição e as soluções adotadas para superá-los.

A mobilidade também incluiu um diálogo constante com colegas professores, durante o qual trocámos ideias sobre estratégias didáticas para motivar os alunos e impulsionar o seu progresso.

Outro destaque foi a visita ao centro educativo I.E.S Fuentepiña, que oferece ensino secundário, bacharelato e formação profissional. Lá, tivemos a oportunidade de conhecer os cursos profissionais e personalizados, ajustados às necessidades específicas de alunos e empresas. Esta abordagem flexível, integrada e adaptada ao mercado de trabalho regional, destacou-se como um modelo inspirador de ensino técnico e profissional.

Esta mobilidade não só ampliou o nosso conhecimento sobre práticas pedagógicas e organização escolar, como também abriu novos horizontes para a reflexão sobre a importância de um ensino de línguas inclusivo e inovador. Voltamos desta experiência com novas ideias, maior compreensão sobre o ensino em contextos diversos e uma motivação renovada para implementar melhorias no nosso trabalho diário.

Artur Vieira

Luís Ferreira

Rodrigo Cruz

Leave a Reply