A equipa coordenadora Erasmus da EBS de Canelas deslocou-se a Córdoba, em março, na modalidade de job shadowing na IES Ángel Savedra. Para além disso, reuniu-se com uma equipa de cinco parceiros de países europeus, em reunião de trabalho de avaliação conjunta e de finalização de uma candidatura Erasmus – KA220 – consórcio internacional.
Ainda no decurso dessa mobilidade, aliada à experiência da IES Ángel Savedra, a equipa coordenadora Erasmus da EBS de Canelas, numa visão educativa estratégica elaborou uma exigente candidatura KA210 (parcerias de pequena escala) e apresentou-a à agência nacional na qualidade de escola coordenadora, integrando nessa parceria uma fundação do Chipre, “Cross Culture International Foundation Cyprus”, que trabalha na educação para migrantes, e uma escola grega, situada numa zona isolada, ambas com alunos migrantes e refugiados. A candidatura intitula-se “IntegrART – Integrar pela Arte”, visando fomentar a integração do elevado número migrantes matriculados neste agrupamento de escolas, com ações dirigidas a fomentar o seu bem-estar, o seu sucesso e plena integração na comunidade.
A equipa de coordenação Erasmus associou-se, durante o mesmo período de mobilidade, desta vez como parceira, a uma outra candidatura KA210, coordenada por uma escola do Nordeste de França, a que se associou uma escola grega. Esta candidatura está ligada à formação de docentes, intitula-se “Everyone at the Bestiary”, tendo por base um trabalho literário e artístico em torno das fábulas europeias e da sua universalidade, percecionadas como um importante património e recurso educativo para os professores.
Durante a estada em Córdoba, a equipa Erasmus teve oportunidade de reunir com a direção da escola supracitada, com diversas equipas pedagógicas, entre elas a da biblioteca escolar, acompanhar projetos em curso, como o CLIL, Eco-Escolas e Cursos Tecnológicos de Multimédia. Assistimos ainda a um workshop de literatura na biblioteca e a um recital de poesia. Tivemos oportunidade de conhecer as instalações e equipamento de rádio e televisão, assistir a aulas de áreas diversas, entre as quais “Debate Class”, área de promoção de debate e de preparação de alunos para serem capazes de argumentar e omitir a sua opinião em público. No final, formalizou-se uma parceria Erasmus de mobilidade de alunos com a referida instituição de ensino.
Leave a Reply