Agrupamento de Escolas de Canelas

Mobilidade com alunos

Projeto Erasmus+ reúne em Vila Nova de Gaia alunos e professores em torno da sustentabilidade

O Agrupamento de Escolas de Canelas, em Vila Nova de Gaia, acolheu vinte e oito alunos e professores das escolas Viimsi Kool, da Estónia, e do Centre Educatiu El Casal, de Espanha, parceiras no projeto Erasmus+ My Actions Our Future.

Durante a semana de 14 a 20 de abril, mais de cinquenta elementos deste projeto partilharam práticas sustentáveis, convictos de que a ação de cada um conta.

Chegou finalmente o momento tão esperado de receber os parceiros do Projeto Erasmus+ My Actions Our Future.

Entusiasticamente, professores, alunos e famílias acolheram os visitantes, para os quais tinham criteriosamente preparado um programa de atividades ao longo dos últimos meses.

As atividades tiveram início com uma sessão de boas-vindas, que contou com a presença do Diretor do Agrupamento, da Coordenadora do Programa Erasmus e de um Adjunto da Direção, ao que se seguiram jogos de quebra-gelo e a atuação do grupo musical “Uma Banda Sem Nome (Ainda)”.

Durante esta semana, as equipas multinacionais de alunos participaram em várias sessões de trabalho na escola, destinadas à conclusão e apresentação de projetos iniciados em videoconferência nos meses anteriores, sobre os 7Rs da sustentabilidade: Repensar; Recusar; Reduzir; Reutilizar; Reparar; Reciclar e, finalmente, Reintegrar. O kahoot final, elaborado com o contributo de todas as equipas multinacionais, evidenciou o sucesso das aprendizagens realizadas pelos participantes.

Com o apoio da Biblioteca Escolar do Agrupamento, cada equipa multinacional construiu um “tunnel book” relacionado com um dos 7R.

Os alunos portugueses deram a conhecer aos parceiros a História e a diversidade cultural e natural da região e do país, proporcionando-lhes, igualmente, uma visita guiada à escola e à freguesia de Canelas, que incluiu o Solar dos Condes de Resende e o famoso coreto.

Os visitantes tiveram também a oportunidade de conhecer o Parque Biológico de Gaia e participar no workshop “Dos cereais se faz a broa”. Na cozinha decorada com utensílios tradicionais, junto ao forno a lenha, os alunos amassaram e embolaram enquanto conheciam as tradições ligadas ao cultivo dos cereais e ao fabrico artesanal da broa.

A visita a locais icónicos dos centros históricos de Gaia e Porto não poderia faltar. Jardim do Morro e Serra do Pilar, Estação de São Bento, café Majestic, o renovado, mas pitoresco, Mercado de Bolhão, Livraria Lello, Torre dos Clérigos e Ponte D. Luís, foram alguns deles.

Numa mobilidade centrada na problemática dos resíduos, não poderia faltar uma visita à LIPOR. Esta contemplou um passeio pela horta biológica da Formiga, com destaque para os processos de compostagem e vermicompostagem, assim como ao centro de triagem dos resíduos de plástico e embalagens. De seguida, a caminhada no passadiço da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo chamou a atenção para o problema do lixo marinho e a importância da correta separação e deposição dos resíduos.

No último dia de trabalhos na escola, as equipas multinacionais elaboraram um poster final alusivo à mobilidade e o grupo internacional visitou a salaS!Mbiose onde conheceu os vários projetos de apoio à comunidade que os seus alunos prestam, com destaque para o +Power. No final, foi oferecida uma consola à professora Mirjam Mätlik, da Estónia, e à professora Montse Gestí, de Espanha, com o objetivo de replicar o projeto nas suas escolas.

Esta semana não poderia deixar de incluir a participação dos visitantes em atividades letivas, tendo os professores participado na aula de Inglês do 6.º I e os alunos na aula de Educação Física do 7.ºK, onde os alunos desta turma os apoiaram na realização de jogos diversos.

A semana terminou com uma festa convívio e com a entrega dos certificados de participação.

Cabe ainda ressalvar a forma calorosa, carinhosa e disponível com que as famílias receberam os jovens convidados, proporcionando-lhes uma semana com diversos programas culturais, que incluíram, por exemplo, visitas à Capela do Senhor da Pedra, ao Santuário do Monte da Virgem, e a cidades como Espinho, Aveiro e Braga.

Esta foi a última mobilidade do Projeto Erasmus+ My Actions Our Future, implementado durante dois anos letivos pela equipa composta pelos docentes Odete Melo, coordenadora em Portugal, Ana Cristina Fernandes, Rosário Castro, Américo Gonçalves e seus parceiros da Espanha e da Estónia e que envolveu oitenta alunos do sétimo ao nono ano dos três países.

As atividades realizadas permitiram a concretização de todos os seus objetivos, consolidando a cooperação internacional entre escolas europeias que procuram fomentar práticas mais sustentáveis e capacitar os seus alunos para que sejam cidadãos ativos e reflexivos, capazes de pensar global e agir localmente, contribuindo para um Mundo mais sustentável.

Foram dois anos repletos de momentos de partilha, de convívio, de emoções, mas sobretudo de concretização de ações que vão marcar o quotidiano e o futuro destes jovens. Os alunos motivados por este lema “My actions our future”, continuarão a pautar a suas ações para um futuro mais saudável e sustentável.

Porque as nossas ações contam.