Happy schools – curso estruturado


Foi com muita motivação e expectativa sobre a temática “Happy schools: Positive Education for Well-Being and Life-Skills Developement”, que os docentes Alexandre Afonso e Orlanda Rego realizaram uma mobilidade à cidade de Nice – França, para participar num curso estruturado no âmbito do programa ERASMUS KA1 – Novas praticas, melhores aprendizagens; nos dias 10 a 15 de outubro de 2022.
Sobre o tema do curso, a Educação Positiva desafia o paradigma da educação tradicional em todo o mundo; visa promover o bem-estar e a felicidade numa perspetiva holística dentro e fora da sala de aula, proporcionando aos jovens conhecimentos e competências para a vida presente e futura. A Psicologia Positiva concentra-se nos pontos fortes e virtudes que permitem que indivíduos, comunidades e organizações tenham sucesso.
Este curso apresentou fundamentos da Psicologia Positiva, as teorias e referências internacionais mais relevantes, bem como técnicas da Educação Positiva.
Os participantes foram apresentados ao mindfulness e convidados a experimentar algumas técnicas, como uma oportunidade de direcionar a atenção para o momento presente, relaxar, atingir metas e aumentar um certo nível de autoconsciência ou de treinar a mente.
Destaca-se a importância do Bem-Estar e da saúde mental, com foco especial nos “real influencers” – “the teachers”, elementos decisivos na sala de aula, capazes de influenciar o comportamento dos seus alunos, e cada vez mais apresentam desgaste emocional e físico resultado da exigência profissional atual.
Para uma mente saudável e vida saudável, foi realçado o conceito “The Healthy Mind Platter” a importância da gestão do tempo e do equilíbrio das sete atividades diárias necessárias para uma mente saudável: Focus Time, Playtime, Connecting Time, Physical Time, Time In, Downtime, Sleep Time (tempo de concentração, jogo/diversão, ligações, atividade física, reflexão, relaxar, sono).
A abordagem, as estratégias, as metodologias e as atividades implementadas no curso pela formadora Frances Osborne, completamente imbuída do espírito “happy schools”, decorreram em ambiente positivo e foram de encontro à própria temática da Educação Positiva, criando momentos facilitadores no desenvolvimento dos temas, menorizando algumas dificuldades nas barreiras linguísticas e gerando confiança entre os participantes na partilha de práticas e até experiências pessoais marcantes sem o sentir constrangimento.
Foi um curso muito enriquecedor e uma semana gratificante, quer na vertente profissional como pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *