José Queirós, um cientista que vem falar da Antártida

É com enorme entusiasmo que aguardamos a vinda à nossa escola do cientista português José Queirós, já no próximo dia 27, que integra o Programa Propolar. A sua palestra intitula-se “Antártida, uma pesca à amostra” e relata a sua experiência enquanto cientista na Antártida e que se destina aos alunos do ensino secundário.

José Queirós é natural de Vila Nova de Gaia e desde cedo a praia, o mar e o campo de futebol eram os seus locais preferidos. Licenciado em Biologia pela Universidade de Aveiro, começou a desenvolver o seu trabalho científico em comunidades de poliquetas (vermes marinhos) de mar profundo que habitam nos ossos de baleias mortas. Foi ainda na licenciatura que começou a trabalhar na Antártida e com as lulas do Oceano Austral. Já no Mestrado em Ecologia na Universidade de Coimbra, e certo de que os pólos são a sua paixão, realizou uma expedição de 3 meses a bordo de um navio de pesca nos Mares de Ross, Amundsen e Dumont D’Urville (Antártida) para recolher amostras para a sua tese sobre a ecologia alimentar do Bacalhau da Antártida, uma espécie de alto valor comercial, e os cefalópodes da região. Durante esta expedição foi capturado o maior Polvo Gigante da Antártida da história, um espécime de 1.15m e 18Kg, e que foi doado ao museu nacional da Nova Zelândia (Te Papa).

Esta atividade é promovida pela Biblioteca Escolar, em articulação com o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.