Página de um diário de um marinheiro dos Descobrimentos

Oceano Atlântico, 2 de novembro de 1501

       Querida Amélia,

 

         Está uma noite muito escura e barulhenta. Todos, na nau, estão agitados, incluindo eu.

      Uma grande tempestade encontrou-nos no meio do caminho e estamos a ficar sem soluções. O capitão não sabe o que fazer para nos salvar e os marinheiros continuam a tentar tirar a água da nau, mas é em vão. A tempestade está descontrolada. Trovões não param de cair do céu, o vento vai para todos os lados e a chuva cai com toda a sua força. As nuvens têm num cinzento tão escuro que se confunde com o azul da noite. A probabilidade de sobrevivermos é muito baixa; as velas estão rasgadas, o mastro está prestes a cair e ninguém vai conseguir tirar a água toda do porão. 

       Eu acredito que não conseguiremos sair ilesos desta situação, por isso, escrevo-te esta carta. Eu amo-te muito, a ti e ao nosso filho, Manuel. Vós sois a luz da minha vida e eu não sei o que seria de mim sem vós! Fico agradecido por tudo. Vou rezar a Deus para que tudo vos corra bem e esta carta possa chegar a ti.

      Infelizmente, terei de deixar a carta por aqui. O capitão e alguns dos meus colegas que sobraram precisam da minha ajuda. 

     

                                                                                  Para sempre no teu coração, 

                                                                                                                                        Joaquim

 

Ana Jesus, n.º 2, 10.º D

 

 

 

Oceano Atlântico, 25 de julho de 1529. 

            Querido Diário,  

           Hoje foi o dia mais assustador da minha vida, nunca senti tanto medo e impotência! Só de relembrar aquele momento, sinto calafrios! Tudo aconteceu tão rápido, foi como se o universo estivesse contra nós e tudo o que fazíamos para o navio não afundar era inútil. Por mais que eu sinta um desespero só ao recordar, vou contar com detalhes o que ocorreu naquele trágico dia. 

       Lembro-me de acordar cedo; o dia estava gracioso, o oceano estava tão calmo e belo que transmitia uma sensação de paz ao meu coração; sempre admirei o mar, pensava que tínhamos uma conexão, e não o culpo pelo que aconteceu. No final da tarde, o dia estava escuro e sombrio, a paz que eu sentia, desapareceu. Chovia e o vento estava muito forte, não éramos nós que controlávamos o navio e sim o vento. Sentia-me como uma marionete: a tempestade tinha ganho uma força inexplicável, o navio balançava de um lado para o outro sem piedade. A água do mar entrava por todos os lugares do navio, como se o quisesse o possuir completamente, e, com tudo isso a acontecer, o pior realizou-se: o navio afundou e, junto com ele, todas as minhas emoções boas. Eu e alguns marinheiros conseguimos segurar-nos em pedaços de madeiras que não foram completamente destruídos pela tempestade. Queria que o capitão tivesse tido a mesma sorte; porém, ele morreu com honra e dignidade. O navio tinha um valor significativo para todos, lembro-me dele dizer: “ Em grande parte, tu és o capitão do navio e o mestre da sua própria alma”, tal como dizia Robert Koppel. Não sei se foi sorte, mas a água trouxe-nos até uma ilha. 

    Estamos nessa ilha há algumas horas e eu já sinto que é uma eternidade. Eu e os marinheiros fomos explorar a ilha e encontramos uma árvore muito bonita, com frutos vermelhos. Todos estavam com tanta fome que comeram a casca, as sementes e as folhas dessa fruta misteriosa, essa fruta tinha um sabor único. Depois descobrimos que eram  frutas vermelhas da árvore de Teixo encontradas em toda a América do Norte, Europa e partes do Oriente Médio.  

 

 

 

                                   Em parte incerta do Oceano Atlântico, 26 de julho de 1529 

            Querido Diário, 

            Eu não sei o que está a acontecer! Após tantas coisas, eu e o resto dos marinheiros resolvemos descansar um pouco e esperar por ajuda. Porém, hoje, quando acordoei, vi que todos estavam em péssimas condições de saúde: alguns estão com dor de cabeça, tremores, pupilas dilatadas, tonturas, fraqueza e outros morreram. Alguns morreram enquanto eu dormia, sinto-me perdido, não sabemos o que nos fez tão mal, mas eu desconfio que foi aquela fruta misteriosa, eu devia ter pensado que essa fruta podia ser venenosa. Sinto que foi culpa minha, como posso ter sido tão inocente? O que me garante que eu não sou o próximo? O que devo fazer? Onde estou? 

Sinto dificuldades em respirar e o meu coração está muito acelerado; se eu morrer, pelo menos, devo despedir-me corretamente. 

Mãe, se estiveres a ler isto, nunca esqueças que eu te amo muito e que sinto a tua falta. Creio que a senhora estava certa, eu não devia ter tomado a decisão de me tornar marinheiro, pelo menos não agora. 

Pai, sei que tudo o que mais querias para a tua vida e para a minha era eu ser marinheiro. Realizei o sonho, é pena que isso tenha custado a minha vida; tudo o que eu mais queria era o teu amor e respeito, nunca esqueças que, acima de tudo, eu continuo a amar-te. 

Irmã, sei que a nossa família pode ser complicada, mas acima de tudo precisamos de nos manter unidos, não deixes que eles decidam o que deves fazer no futuro, sei que estás destinada a grandes conquistas, sempre estarás no meu coração. 

Agora que contei a minha história, posso morrer em paz… 

 

Um simples marinheiro

Martim Domingues.

 

Isabelle Silva, n.º 7, 10.º D